Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

22 de março de 2021 - ed. 1565

Planeta água
 

Algumas curiosidades sobre a água já são conhecidas, como a de que 70% da superfície do planeta são cobertos por ela, ou a de que uma pessoa necessita de cerca de 40 litros do líquido por dia para saciar sua sede, tomar banho, cozinhar, entre outras necessidades. Além disso, 97,5% da água é salgada, não podendo ser consumida. Por outro lado, a Organização das Nações Unidas revela que 2,1 bilhões de pessoas, no mundo, não têm acesso a água potável em casa e 4,5 bilhões sequer dispõem de saneamento.

Hoje (22), Dia Mundial da Água, é o momento de refletirmos sobre o que estamos fazendo para mudar essa realidade, quais atitudes estão ao nosso alcance, em casa e no trabalho, para evitarmos o desperdício e a contaminação de rios e mares, e preservarmos esse recurso tão valioso e finito. Agora responda: Você escova os dentes com a torneira aberta?, Toma banhos demorados?, Usa muita água para lavar carros e calçadas?, Tem o hábito de verificar o hidrômetro para ver se há vazamentos? Pequenas atitudes fazem diferença!

Isso sem falar das boas práticas de reutilização da água em alguns processos diários. Contudo, há situações mais graves em relação ao desperdício. É o caso dos sistemas de abastecimento nas cidades, que perdem elevadas quantidades de litros em razão de vazamentos e problemas nas tubulações e nos sistemas de fornecimento. Mesmo em países desenvolvidos, o problema é recorrente. No Brasil, o volume total corresponde a 38,8% de toda a água tratada (dados do governo federal), chegando até a 50% em algumas regiões.

Aqui no STJ

Por meio da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), o Tribunal assume diversos projetos voltados para o uso racional de recursos hídricos, valendo-se da tecnologia. São iniciativas que ajudam na economia da Casa, como torneiras temporizadas, descargas de duplo fluxo e redutores de pressão. Em seus jardins, o órgão utiliza água oriunda de poço artesiano, outorgado pela Adasa. A irrigação é feita por um sistema programável, adaptado às peculiaridades de cada uma das 26 áreas gramadas e jardinadas, e conta com um sensor meteorológico que interrompe a irrigação nas chuvas.  

Na área de Transportes, o STJ adotou a ecolavagem, um procedimento de lavagem a seco que utiliza produtos químicos biodegradáveis. Em uma rápida comparação, enquanto na lavagem comum utilizam-se de 30 a 60 litros de água; esse sistema utiliza apenas 200ml, e ainda cria uma camada protetora no veículo, deixando-o limpo por mais tempo. A AGS criou estações de café para combater o desperdício e reduzir o consumo de água usada no preparo da bebida. Atendendo a Resolução CNJ 201/2015, a unidade elaborou um Plano de Logística Sustentável, que define metas, ações e prazos para a eficiência nos gastos.

Em relação ao PLS, sobre o item “Água e Esgoto”, que avalia a manutenção das instalações do órgão e o uso racional da água, foi estipulada uma meta de redução no consumo de 6% (cerca de 1% ao ano), para o ciclo de 2015 a 2020, que acabou sendo superada com uma redução de 55%. O alto índice se deve ao trabalho remoto adotado em decorrência da pandemia. Para ver o resultado de outros indicadores sustentáveis, clique aqui.

Agenda 2030

O STJ está comprometido com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e tem pautado suas ações no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazendo as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. As informações desta matéria estão relacionadas ao ODS 6. Água Potável e Saneamento – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos –, e ao ODS 14. Vida na Água – Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).