Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

31 de janeiro de 2019 - ed. 1040

Uma história de superação
 

A III Campanha STJ Outubro Rosa foi realizada em 2018. Para apoiá-la, o STJ iluminou a sua fachada na cor rosa, e arrecadou lenços e/ou cabelos para pacientes.

A campanha ressaltou a importância de se cuidar e também conscientizou a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Como forma de adesão à campanha, a servidora Rosana Martins, lotada na Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV/SCO), resolveu contar como foi a sua experiência após diagnosticada logo no início da doença.

A descoberta

Rosana faz parte do grupo de risco e faz o controle desde os seus 18 anos. Ela retirou dois nódulos com atipia, nos anos de 2010 e 2011, respectivamente. Ela descobriu o terceiro ao realizar o periódico, no ano de 2015. Com férias marcadas, passagem comprada e hotel reservado, recebeu autorização de sua médica para viajar.

“Assim viajei tranquila, mas sabendo que teria que passar por uma cirurgia ao retornar, porém isso não atrapalhou em nada as minhas férias, entreguei pra Deus e descansei. ”

Ao retornar das férias, a colega fez a cirurgia como combinado. Para sua surpresa, o resultado foi diferente dos outros que já havia recebido. “O coração bateu mais forte, pois sabia que não era bom, mas não me desesperei”, confessa a colega.

Chegando ao Tribunal, imediatamente procurou a Drª Edna, auditora do Pró-Ser na época. “Ela me atendeu com tranquilidade e me disse que era câncer, mas que estava no início e era somente fazer a cirurgia.”

Após retornar à sua médica e dar procedência aos exames e cuidados que deveria realizar a partir daquele momento, Rosana novamente voltou ao Pró-Ser, onde conta que foi abraçada pela equipe. “O Pró-Ser foi a seção na qual fui lotada ao assumir aqui no Tribunal, trabalhei lá por 7 anos, todos me deram muita força e a celeridade na autorização de todos os procedimentos foi recorde! Dr. Luiz Cláudio Stawiarski, da Coordenadoria de Benefícios, foi um amor de pessoa”, recorda Rosana.

O tratamento

Após a descoberta, a servidora iniciou o tratamento, que revela ter sido um tanto penoso. Ela teve que usar um expansor, um método que tem por finalidade criar um espaço dentro do músculo para o recebimento das próteses. “Doía muito pois toda semana tinha que ser preenchido aos poucos com soro fisiológico, até que os tecidos estivessem devidamente estendidos”. A mastectomia foi feita em julho de 2015 e oito meses depois, Rosana fez a reconstrução.

Um novo olhar para a vida

Descobrir uma doença como o câncer nunca é fácil, mas quando se tem apoio, as dificuldades se tornam mais fáceis de superar. Rosana revela que o periódico foi um diferencial para ela, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença para um bom prognóstico.

“Sempre lutei e tive em mente que Deus não permite nenhuma provação que não possamos suportar, então pensei... se está acontecendo comigo tem um propósito, mesmo que eu não consiga entender agora. A frase que deu e continua me dando forças para continuar é ‘Tudo posso naquele que me fortalece – Filipenses 4:13’”, enfatiza.

Conselhos que importam

Para Rosana Martins, a iniciativa do STJ em relação à campanha é muito importante, pois conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção e do cuidado com o corpo. De forma que, além de se obter a cura, é possível também prevenir outras doenças, se a atenção for redobrada.

Encorajando aquelas que estão passando pela mesma experiência, a servidora deixa a mensagem: “É preciso coragem para enfrentar a notícia e o tratamento. Não se intimidem, tenham garra, lutem, façam tudo o que estiver ao seu alcance e da medicina, e sobretudo tenham pois ela é a essência do que não vemos, mas esperamos. E creia no Deus do impossível!”, encoraja Rosana.

Reveja as matérias do Outubro Rosa no STJ:

Chegou o Outubro Rosa

Lembrar é saber que existe solução

 

Faça a sua parte

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).