A III Campanha STJ Outubro Rosa continua a todo vapor! Além da fachada iluminada na cor rosa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) permanece com a arrecadação de lenços e/ou cabelos na Praça do Servidor, na recepção da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) e na Biblioteca.
A Associação do STJ (ASSTJ) apoia a iniciativa promovendo cortes de cabelo gratuitos. O agendamento pode ser feito pelo ramal 8382. Todo material será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Segundo Daily Margoto, coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS), é imprescindível a realização do autoexame, pois podem ser encontrados sinais ou sintomas da doença.
“Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável, e com a amamentação, que é um fator de proteção para a mulher”, aconselhou o coordenador.
Exemplo a ser seguido
A equipe da Escola Corporativa também aderiu a campanha e se vestiu da cor da prevenção. Para a servidora Vanessa de Andrade, lotada na Seção de Aprimoramento de Competências Jurídicas (SAJUR/ECORP)), a campanha é uma forma de garantir a saúde feminina.
“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a prática de exercícios diminui em 28% o risco de câncer de mama. Além disso, o autoexame é uma prova de carinho consigo mesma”, adverte a colega.
Tratamento
Daily Margoto informa que os arsenais médicos de tratamento do câncer de mama vai desde medicamentos quimioterápicos, passando pela cirurgia e também pela radioterapia.
Outras informações com a SIS, pelos ramais 9069 e 9476.