Nessa segunda (1º), a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) inaugurou a III Campanha STJ Outubro Rosa, na Praça do Servidor. O evento foi marcado pela distribuição de 600 lacinhos cor-de-rosa, e lixas de unha para as servidoras. O evento faz um alerta às pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Servidores e colaboradores ainda receberam da CSOP orientações sobre a doação de lenços e cabelos, que acontece durante este mês. O material arrecadado (na Praça do Servidor, na SIS e na Biblioteca) será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer. A iniciativa conta com o apoio da Associação do STJ (ASSTJ), que promove cortes de cabelo. Agende o seu horário pelo ramal 8382.
Na edição deste ano, a SIS preparou algumas novidades, como a fixação de adesivos, nos banheiros femininos, com a frase: “Você já se cuidou hoje?”. O material vem acompanhado de fotos de servidoras que superaram a doença.
Cuide-se bem!
O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge principalmente a população feminina. O Instituto Nacional de Câncer estimou 60 mil novos casos para este ano, no Brasil. Quando descoberto no início, por meio de exames periódicos ou até mesmo de autoexame, as chances de tratamentos bem-sucedidos são maiores. Por isso, é importante as mulheres estarem atentas a qualquer sinal do organismo para tomarem as providências necessárias.
Bem perto de você
Exames preventivos, como a mamografia, solicitados no Exame Periódico de Saúde (EPS), bem como o autoexame, são fundamentais para o reconhecimento da patologia.
O EPS começou a ser realizado pela SIS em 1993. Durante os exames regulares, a mamografia é solicitada a todas as servidoras, a partir de 40 anos de idade. Só no ano de 2017, foram realizadas 587 mamografias.
É importantíssimo que as mulheres façam suas consultas e exames periodicamente, e ainda incentivem parentes e colegas a se cuidarem também. Participe deste movimento, a saúde está em primeiro lugar!
Outras informações pelo ramal 9277.