Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

21 de setembro de 2021 - ed. 1689

Falece desembargador Eladio Lecey
 

Faleceu nesta terça-feira (21) o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Eladio Lecey. Referência nacional no aperfeiçoamento profissional da magistratura, ele teve entre suas realizações no campo da formação de magistrados a presidência da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Desembargador_Eladio_Lecey.jpg

Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, a comunidade jurídica perde o "maior educador" da atualidade no país com a morte de Eladio Lecey.

"Perdem as escolas da magistratura um magistrado ímpar, um professor exemplar e um ser humano distinto. Perde o Judiciário brasileiro um dos seus mais notáveis magistrados, que contribuiu durante décadas para o aprimoramento do direito e o fortalecimento da cidadania", lamentou Martins.

Quem também manifestou profundo pesar foi o diretor-geral da Enfam, ministro Og Fernandes, que destacou a grandeza do legado do professor Eladio para a qualificação da magistratura brasileira.

"A atuação do desembargador Eladio ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul. Este brilhante professor e jurista sempre demonstrou o mais elevado comprometimento com a evolução técnica e humanística dos magistrados e das magistradas de todo o país", enalteceu Og Fernandes.

Natural do Rio Grande do Sul, Eladio Lecey desenvolveu uma trajetória jurídica com ênfase no Direito Ambiental. Como magistrado, foi juiz de direito e desembargador do Tribunal de Justiça gaúcho.

Eladio prestou relevantes serviços às escolas da magistratura do Brasil, tendo sido diretor e professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, entre outras instituições. Como homenagem, seu nome passou a designar prêmio concedido pela Escola da Magistratura da Ajuris.

Quanto à formação acadêmica, era graduado em direito pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em ciências criminais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também foi palestrante e autor de diversos artigos.​

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).