Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

21 de setembro de 2021 - ed. 1689

Poupe a criança
 

A próxima edição do Cine-Debate traz um tema complexo, mas de grande importância: a prevenção da violência e das punições físicas e psicológicas contra crianças. O curta-metragem dos Estados Unidos Poupe a Criança (Spare the child) será lançado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 7 de outubro, às 15h, na plataforma Zoom. Os produtores do filme Andie Morgenlander, Joshua Overbay e Darrel Armstrong debaterão o filme após a exibição. Veja aqui o trailer.

A iniciativa faz parte do Programa Humaniza STJ e é uma parceria entre a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) e o Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR). Além disso, está alinhada com o Pacto Nacional pela Primeira Infância, o qual o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aderiu em 23 de março deste ano, passando a fazer parte da rede de atenção à primeira infância, criada pelo Conselho  Nacional de Justiça.

Na ocasião, o presidente, ministro Humberto Martins, destacou que para a sociedade concretizar a proteção integral às crianças, prevista na Constituição, é preciso um compromisso de todos: instituições públicas e privadas, sociedade civil, jovens e idosos.

“Todos nós precisamos estar conscientes de nosso papel individual e coletivo para resguardar e proteger nossas crianças, que são o futuro de nossa nação", ressaltou Martins.

O presidente afirmou que a adesão do STJ ao pacto demonstra o compromisso do Tribunal da Cidadania com a causa.

Documentário traz histórias reais

A pediatra Giulianna de Sousa Araujo Felizola, servidora da Seção de Assistência Médica (SASME/SIS), explica que o documentário traz a história de três pessoas que sofreram violência quando crianças. Segundo a pediatra, diversos estudos e artigos científicos comprovam que castigos físicos e emocionais são danosos para crianças em desenvolvimento. “Inclusive eles podem levar a quadros de ansiedade e depressão”, destaca.

 As inscrições podem ser feitas pelo site do Educa Enfam. Os participantes receberão certificado; se forem servidores do STJ a ação valerá também para o Adicional de Qualificação.

Saiba mais detalhes na reportagem produzida pela Coordenadoria de TV e Rádio.

 

 
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).