Hoje (2) é o dia dos naturais de Porto Velho comemorarem o aniversário de 105 anos de sua cidade, que tem esse nome por causa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), onde nasceu a então capital de Rondônia.
A EFMM foi construída entre 1907 e 1912, e seus primeiros habitantes eram os próprios operários que trabalharam na sua construção. Também habitavam alguns funcionários mais qualificados, que viviam em uma área diferente. Assim, a cidade era dividida por uma linha conhecida como Avenida Divisória.
Nessa obra grandiosa e extremamente ousada para a época, contando com 366km de extensão total, teriam trabalhado cerca de 20 mil pessoas. Concluída em 1912, a EFMM foi desativada sessenta anos depois, em 1972.
Depois da sua desativação, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tornou-se uma das principais atrações turísticas de Rondônia. Em 2006, a praça da sua estação, bem como o trecho até Santo Antônio, em Porto Velho, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Você sabia?
Alguns historiadores contam que o nome Porto Velho surgiu antes da própria ferrovia, local onde funcionava um porto militar fundado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai. O porto teria sido abandonado no século XIX, tornando-se um ponto de referência em que as pessoas se encontravam.
Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com um país – a Bolívia. É feriado municipal no dia em que essa cidade comemora aniversário, e uma programação cultural aguarda os seus habitantes, geralmente com um ato cívico no Complexo da EFMM e concertos no Mercado Cultural.