Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

21 de setembro de 2018 - ed. 952

Menos carros e mais saúde
 

Carros nas garagens, bicicletas nas ruas e uma cidade mais limpa! Neste sábado (22) comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, que tem como objetivo conscientizar a sociedade quanto à necessidade de diminuir a poluição do ar e melhorar a mobilidade urbana.

Na cidade, o Governo do Distrito Federal (GDF) fechará, nesta sexta e sábado (21 e 22), o estacionamento em frente ao Shopping Pátio Brasil para várias atividades: feiras orgânica e de artesanato, oficinas de bicicleta, entre outras. Ainda haverá linhas de ônibus a cada cinco minutos saindo do Parque da Cidade.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Assessoria de Gestão Socioambiental, já desenvolve diversas iniciativas voltadas à melhoria da mobilidade urbana e do meio ambiente. O Tribunal disponibiliza, desde 2015, um bicicletário com capacidade para até 50 bicicletas e vestiários para os ciclistas. As instalações contam com armários e chuveiros, e estão localizadas no subsolo do prédio da Administração, próximo à escada da torre do restaurante com acesso direto à Praça do Servidor.

Para fazer uso dessas comodidades, os ciclistas devem cadastrar suas bicicletas na Coordenadoria de Segurança (CSEG/SSE). No ato do credenciamento, o usuário receberá credencial para acesso ao vestiário. A entrada das bicicletas deve ser feita pela via de acesso da portaria perto do restaurante.

Ao seu lado

Os colaboradores podem desfrutar, ainda, da estação de bicicletas compartilhadas, que fica no estacionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ponto foi definido pela Secretaria de Mobilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), por se localizar em um local central entre os tribunais superiores.

 Além disso, o Tribunal está em negociação com o GDF para estender a malha cicloviária existente na Esplanada dos Ministérios e Avenida L2 Sul.

Carona solidária 

Para aqueles com interesse em compartilhar seu carro nos trajetos de casa para o trabalho, a AGS, em parceria com a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI), desenvolveu o Programa Carona Solidária. Trata-se de sistema informatizado que possibilita a comunicação entre as pessoas que tenham esse objetivo.

A alternativa é uma forma de contribuir com a mobilidade urbana e preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes. Além de representar uma economia para o seu bolso.

Acesse a página da AGS na Intranet e cadastre-se no sistema! (/intranetstj/ags/carona/).

A AGS está buscando novas formas para que essa alternativa fique melhor! Então, que tal deixar seu carro na garagem e vir de carona ou de bike para o Tribunal?

Outras informações com a AGS, pelo ramal 7654.   

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).