O ano de 2016 está quase chegando ao fim e, nessa época, fazer um balanço das coisas que foram feitas ao longo do ano é inevitável: pontos positivos, negativos, crescimentos, críticas e sugestões. Tudo é bem-vindo para que, no próximo ano, as atividades funcionem ainda melhor.
Além disso, reconhecer as boas ações é a melhor maneira de perpetuar práticas que foram benéficas para o desenvolvimento do Tribunal. Pensando nisso, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP) apresenta os resultados na área de Educação Corporativa (EC), voltadas para aprimoramento de competências dos servidores.
No total, 67% das ações de EC realizadas no ano foram de instrutoria interna, com a possibilidade de remuneração da atividade via Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. Foram oferecidas mais de 91 mil horas de capacitação, perfazendo, em média, 31 horas de capacitação por servidor.
Outra ação da CDEP foi o desenvolvimento da Árvore do Saber do STJ, representando graficamente as ações de EC concebidas para cada área de conhecimento existente no STJ.
Educação em foco
No que se refere às ações de Educação Corporativa voltadas para o segmento gerencial, foram realizadas 23 capacitações, contando com 1.131 participações. Na coluna Linha de Frente do VemComigo foram elaboradas 12 reportagens tratando de temáticas relacionadas ao campo de atuação dos gestores.
Merecem destaque, também, as inúmeras ações de EC voltadas para a área finalística da instituição – 50 turmas, com 3.907 participantes no total. Da mesma forma, foram realizadas ações atendendo às áreas que dão suporte à área-fim. As ações foram realizadas utilizando a metodologia presencial ou a distância, neste caso, via Portal de EaD do STJ.
Em 2016, o número de bolsas concedidas de lato sensu foram 50 e stricto sensu foram dez, totalizando, assim, um investimento de R$ 241 mil, incluindo reembolsos das bolsas de 2015.
Premiações
O programa Conexão Cidadão, da CDEP, recebeu o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano Brasília 2016, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do DF (ABRH/DF). No mesmo concurso, a coordenadoria ficou em segundo lugar na categoria Gestão de Pessoas, com o Programa Recadastramento Cidadão. Para fechar, a unidade recebeu, na última quinta (15), o Prêmio Fenasbac 50 anos.
Adicional de Qualificação
Este ano, foi implantado um novo adicional de qualificação resultante da graduação de servidores. Este, somado a outros AQs, importaram em um valor total de mais de 13 mil reais.
Aprimore
Nesse ano foi realizado o I Fórum Aprimore, que contou com a participação de 500 pessoas. Durante o Aprimore, foram executados 31 Mapeamentos de Atividades por Produtos (MAPs) em unidades das Secretarias de Órgãos Julgadores, Administração e Jurisprudência. Recentemente, a unidade finalizou o III Ciclo de diagnóstico de competências com a participação de cerca de 70% dos servidores de forma geral e de 90% de gestores.
Confira a íntegra do relatório.