O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou, nessa terça (7), da abertura do seminário A Transformação Digital da Justiça Brasileira num contexto de Governança Colaborativa, evento telepresencial realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A programação é voltada para magistrados e servidores da área de tecnologia, gestão estratégica e governança dos tribunais, e tem como objetivo discutir o modelo de governança da Plataforma Digital do Poder Judiciário e as iniciativas do BID no campo da modernização da Justiça.
Em seu discurso, o ministro Humberto Martins ressaltou a importância da cooperação entre as instituições do Poder Judiciário para modernizar a prestação jurisdicional por meio da transformação digital. "O diálogo e o entendimento são a direção; e a modernização, o caminho mais curto para o crescimento", afirmou o presidente do STJ.
Anfitrião do seminário, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, destacou os diversos ganhos com o modelo colaborativo da Plataforma Digital do Poder Judiciário. "Com a força de trabalho de 91 tribunais, o custo de desenvolvimento de tecnologias de informação em cada tribunal será sensivelmente reduzido", exemplificou.
Também presente à abertura, a gerente de Instituições para o Desenvolvimento do BID, Susana Cordeiro Guerra, assinalou que a atual política de integração digital em vigor no Judiciário brasileiro é uma "peça fundamental" para a expansão das iniciativas modernizantes do sistema judicial.