O Conselho Nacional da Justiça (CNJ) lançou a segunda edição da campanha Se Renda à Infância. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do saldo a pagar ou receber do Imposto de Renda para fundos voltados para direitos, nutrição e educação de crianças e adolescentes.
A campanha Se Renda à Infância surgiu no âmbito do Pacto Nacional pela Primeira Infância e visa estimular a participação da sociedade em projetos beneficiando crianças e adolescentes.
Até o dia 29 de abril, será possível optar por essa contribuição. Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto e pessoas jurídicas, até 1%. O contribuinte não paga a mais, o valor destinado aos fundos é retirado do que já seria pago.
Para fazer a opção, o contribuinte deve fazer a declaração completa (não a simplificada). Ele deve abrir a área “Deduções Legais”, no programa do Imposto de Renda da Receita Federal, e escolher o campo Doações Diretamente da Declaração. A doação pode ser direcionada para fundos nacionais, estaduais ou municipais no próprio programa.
Veja aqui o vídeo produzido pelo CNJ.