A pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito utilizada nas instituições para avaliar a percepção das pessoas em relação aos serviços oferecidos. O resultado das informações e sugestões obtidas na avaliação ajuda a melhorar a qualidade do trabalho e alcançar os objetivos esperados. Por isso, a Ouvidoria do STJ (OUV), setor responsável pela gestão de pesquisas voltadas ao público externo, elaborou um manual para orientar as unidades que pretendem mensurar o grau de satisfação dos usuários sobre as suas atividades.
A finalidade do guia é divulgar a metodologia utilizada pela Corte na realização de pesquisas orientadas ao cidadão-usuário e saber como a sociedade percebe os serviços públicos prestados, antecipando soluções para as crescentes demandas. No Plano Estratégico do STJ, uma das perspectivas contempladas é a sociedade, que procura representar como o órgão se relaciona com seus beneficiários. “Fortalecer a imagem e a transparência institucional” corresponde a um dos objetivos estratégicos da instituição".
Uma das metas do Tribunal até dezembro de 2026 é obter 80% de satisfação com os serviços prestados. Daí a importância da pesquisa para concretizar esse fim. De acordo com as orientações do manual da OUV, as unidades que desejam ver seu trabalho avaliado devem seguir algumas etapas no processo de pesquisa, como: definir objetivos; coletar e analisar dados; observar vantagens e desvantagens em relação aos métodos, e utilizar resultados para subsidiar decisões.
Com o auxílio do manual metodológico, a Ouvidoria espera que os resultados das pesquisas contribuam para o aprimoramento da atuação do Superior Tribunal de Justiça, tanto institucionalmente, por meio de ações estratégicas, como operacionalmente.
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Mais informações podem ser obtidas nos ramais 8888 e 8574.