As férias de janeiro estão aí e a cidade oferece várias opções de lazer para quem está procurando descanso e diversão neste período. Por conta da pandemia, a situação ainda exige cuidados. Por isso, o ConexãoSTJ traz opções de ambientes mais abertos que seguem os protocolos de saúde e segurança. A programação atende tanto os adultos quanto as crianças, revelando pontos turísticos e locais marcantes do Distrito Federal.
Fundado em 1978, o Parque da Cidade oferece atrações para todos os gostos. Localizado no coração de Brasília, a estrutura reúne churrasqueiras, quadras poliesportivas, parques infantis, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes, além de um extenso pavilhão. Outro atrativo do local é a Nicolândia, considerado o maior parque urbano da América Latina, que funciona de terça a domingo. Mais ao centro da cidade, você pode visitar o mirante da Torre de TV - a segunda estrutura mais alta do Brasil -, com 230 metros de altura.
Além da sua popular Feira de Artesanato, a Torre de TV ganhou uma atração especial este ano: a Megapista de Patinação no Gelo, que vai funcionar até o dia 27 de fevereiro. Não deixe de visitar a Fonte Luminosa, que fica ao lado. O Planetário de Brasília, o Espaço Cultural Clube do Choro, o Memorial JK e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães completam o circuito turístico na região. Para quem curte a fauna brasileira, o Zoológico de Brasília é uma ótima opção e fica aberto das 9h às 17h, de terça a domingo.
Roteiro tradicional
Todas as trilhas do Jardim Botânico estão abertas à visitação do público, mediante uso de máscara de proteção facial e distanciamento social. O parque está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, e o ingresso custa R$ 5 por pessoa. O acesso é gratuito para pedestres e ciclistas, entre 7h30 e 8h50. Outros parques públicos com atividades de lazer também estão à disposição como o Parque Olhos d’Água, na Asa Norte, e o Parque Ecológico de Águas Claras, aberto das 5h às 22h.
Hoje, o Pontão do Lago Sul é um dos maiores centros de lazer e entretenimento da capital federal com gastronomia variada e programação cultural e esportiva. O complexo conta com bares, restaurantes, quiosques, feiras, exposições, parquinho para crianças e passeios de lancha no Lago Paranoá. Por falar em Lago, você pode apreciá-lo de muitas maneiras: a bordo de um caiaque ou de uma prancha de wakeboard, windsurfe ou stand up, por exemplo. Também pode simplesmente sentar as suas margens e admirar a paisagem.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) deu início este mês ao projeto Férias no #QuintalCCBB, de terça a domingo, das 9h às 19h, com diversas intervenções culturais dedicadas a crianças e adultos, na área externa (confira a programação). O cardápio da cidade é extenso e variado, de bares e restaurantes ao ar livre a hotéis-fazenda próximos ao DF. Mas lembre-se! Evite aglomeração e não esqueça da máscara e do álcool em gel.
Aproveite as férias!