Tratar, compartilhar e visualizar informações de forma eficiente é um desafio para instituições, especialmente as com o porte do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Business Inteligence (BI) é um conjunto de metodologias voltadas para o gerenciamento de bases de dados, permitindo coletá-los, organizá-los e analisá-los de forma integrada. Na Corte, a plataforma usada para essas atividades é o Power BI, parte do pacote de programas da Microsoft.
Visualização dinâmica
Uma das unidades do Tribunal que aplicam amplamente essa plataforma é a Secretaria de Processamento de Feitos (SPF). “Com o Power Bi, podemos gerar relatórios e visualizar sob diversas perspectivas dados estatísticos relacionados à SPF e atualizá-los em tempo real”, explica Ricardo Antonio Amaral de Oliveira, servidor da unidade. Ele destaca que uma das funcionalidades mais importantes é a criação dos Dashboards (Panéis) BI, que têm como produto final elementos visuais, como tabelas, linhas do tempo e vários tipos gráficos. O programa permite uma vinculação dinâmica desses elementos, o que faz com que a perspectiva dos dados apresentados seja ampliada, facilitando o trabalho de análise.
Esses elementos permitem uma leitura dinâmica de séries históricas de informações de banco de dados. “Por exemplo, temos um painel que acompanha o tempo médio de entregas das demandas de transcrição da SPF. Por meio desse painel conseguimos identificar quais são os maiores demandantes internos, quais os tipos de demandas mais solicitados e várias ouras informações, nas quais podemos aplicar filtros como datas ou períodos trimestrais, semestrais ou anuais. Outro painel mostra os dados das pesquisas de opinião sobre a qualidade dos serviços da Secretaria”, destaca. Esses painéis constituem importantes ferramentas que fornecem subsídios para tomada de decisões gerenciais, além de outras aplicações, como a prestação de contas à Administração e à sociedade.
Ricardo também afirma que o Power BI é personalizável – o servidor estudou a linguagem DAX, que permite escrever funções estatísticas para tratar das bases de dados, atendendo às necessidades específicas do Tribunal.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) informa que o Power BI e os painéis permitem conectar várias fontes diferentes de dados e podem ser usados em celulares e outros aparelhos móveis; também permitem que servidores compartilhem dados e interajam com esses documentos de maneira simples e eficiente.