Na última sexta (23), a Coordenadoria de Provimento e Informações Funcionais, (CPIF/SGP), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), promoveu o Encontro dos Estagiários com o tema Decidir uma carreira ou toda uma vida. O evento ocorreu no Auditório Externo e foi dividido em dois turnos, das 9h às 10h30 para os estagiários do turno matutino, e das 15h às 16h30 para os do vespertino.
O encontro, nos dois horários, começou com uma ginástica laboral, liderada pelos estagiários da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), que ajudaram os presentes a ficarem mais atentos e relaxados.
Autoliderança
Pela manhã, a palestra principal, ministrada por Lucila Simão, do Instituto da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), trouxe para os estudantes exemplos de como definir seu futuro sem ter que se preocupar tanto com as escolhas pessoais.
Lucila afirmou que quando você faz uma escolha de carreira pensando na estabilidade, é preciso entender se essa é a “sua praia”, o seu perfil, ou seja, entender como usar os talentos para ajudar na carreira.
“Uma coisa que precisamos ter e tem a ver com ser responsável é a autoliderança. Saber quem você é, o que você pode fazer e para onde você está indo é muito importante”, ressaltou a palestrante.
Finalizando a apresentação, Lucila deixou um recado motivacional para todos que estavam presentes. “Não jogue a âncora e fique sofrendo onde você não está feliz. Se joguem, experimentem e façam escolhas corajosas, acreditando que somos agentes transformadores para tornar o mundo melhor. A vida é uma trajetória, uma jornada e o que importa é o meu caminho, o meu fim”, destacou.
Carreira e emprego
Os palestrantes no turno vespertino foram Sebastião Carlos Farias, formado em Direito e em Letras, e Jacqueline Alves de Oliveira, graduada em Pedagogia.
Na palestra principal ministrada por Sebastião, foi apresentada a diferença entre carreira e emprego. Sebastião falou sobre a importância de se preparar para os futuros desafios de forma profissional, pessoal e financeira.
“Carreira é isso: mover-se até o seu objetivo. Distinguir o futuro que você quer amanhã, e isso só será possível por meio do conhecimento adquirido hoje”, afirmou o palestrante.
O supervisor de atendimento do CIEE em Brasília, Wesley Teles dos Santos, frisou que o estudante deve ter a consciência da importância do papel exercido no estágio para sua carreira profissional. “É onde ele adquire seus conhecimentos e experiências básicas; e é ali que o aprendizado é potencializado”, esclareceu.
Agregando valores
Para Valder de Oliveira, 34 anos, estagiário da SIS, o encontro foi muito produtivo e sugeriu que deveria haver esses momentos com mais frequência. “Tudo aquilo que agrega valores é sempre bem-vindo. O encontro ajuda-nos a dar um norte em um leque de oportunidades”, disse Valder.
Milena Castro, estagiária lotada na Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo (CIMP/SCO), partilha da mesma opinião. “Eu acho que poderiam ser mostrados pontos de vista de outras pessoas, com mais exemplos práticos. Assim, poderíamos entender melhor sobre o assunto”, avaliou.
Mais informações podem ser obtidas com a SEMOP, no ramal 9492.