Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

5 de agosto de 2019 - ed. 1165

A porta do sol
 

Famosa por ser o ponto mais oriental das Américas, a capital paraibana completa nesta segunda (5) 434 anos. Fundada em 1585, com o nome de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do Brasil e possui um admirável patrimônio histórico. Hoje, no aniversário da cidade, o pessoense pode orgulhar-se de morar na metrópole mais verde do país, reconhecida como um dos melhores lugares para desfrutar da aposentadoria.

A capital também é conhecida como “Porta do Sol”, pelo fato de estar localizada na Ponta do Seixas (ponto mais ao oriente nas Américas). Isso faz com que a cidade tenha o privilégio de ser a primeira do continente americano a contemplar o nascer do sol.

Sua área central conta com mais de 515 hectares de Mata Atlântica preservada, constituindo-se na maior floresta semiequatorial nativa cercada por uma área urbana no mundo. A capital também teve seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007.

Os coretos inaugurados no início do século passado, o Centro Cultural São Francisco, a Estação e o Farol de Cabo Branco, as casas do Artista Popular e dos Azulejos, as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Frei Pedro Gonçalves, além das praias encantadoras, são apenas algumas preciosidades que podem ser reveladas sob a luz do sol de João Pessoa. Parabéns!

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
Institucional
Últimas Notícias
STJ em Ação
Julgamentos em Destaque
Hoje no STJ
Programe-se
Cidades em Festa
Notas
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).