O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove diversas ações culturais e projetos socioeducativos voltados para estudantes, idosos e a sociedade em geral. A partir desta segunda (5), com o começo do segundo semestre, a Seção Educativa e Social (SEDUC/SED) reinicia suas atividades.
O projeto Museu-Escola traz alunos de educação básica para conhecer o Tribunal, e depois os visitantes são estimulados a fazer trabalhos artísticos e literários sobre o STJ. Hoje (5), a visita pelo Museu-Escola será do Centro Ensino Fundamental (CEF) Santos Dumont, de Santa Maria.
Achando as vocações
Na terça (6), dois projetos recebem alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Águas Lindas, pelo Despertar Vocacional Jurídico; e da Universidade do Contestado, de Santa Catarina, pelo Saber Universitário da Justiça.
O primeiro projeto é voltado para alunos de nível médio e visa despertar o interesse nas carreiras ligadas ao Direito. O segundo, o Saber Universitário, oferece aos estudantes de Direito a oportunidade de conhecer o STJ e os procedimentos de seus órgãos julgadores.
Sabedoria valorizada
Para os cidadãos mais experientes, o Tribunal criou o Sociedade para Todas as Idades. Os idosos conhecem o STJ e participam de palestras sobre seus direitos e qualidade de vida. Na sexta (9), a visita será do grupo Mais Vividos, do Sesc.
Exposição
Além das visitações, a Casa tem amplo calendário de exibições de artes plásticas no Espaço Cultural STJ, aberto para os servidores e o público em geral. O segundo semestre será aberto nesta quarta (8), com a exposição A parte e o todo, do artista colombiano Pablo Manrique.
Mais informações podem ser obtidas no ramal 8376.