Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

26 de outubro de 2018 - ed. 977

Informação mais democrática
 

Nesta sexta (26), o Arquivo.Cidadão comemora seu primeiro ano de funcionamento, com aproximadamente 20 mil acessos. Na visão da secretária de Documentação, Josiane Nasser, em seu primeiro ano de existência o Arquivo Cidadão se consolidou como um espaço digital interativo.

“O canal permite ao jurisdicionado saber mais sobre a história do STJ e a trajetória dos magistrados na Corte, por meio do amplo acesso aos julgados e documentos que trazem uma riqueza informacional incalculável”, disse.

O coordenador de Gestão Documental, Julio Cesar de Andrade Souza, avalia que o Arquivo.Cidadão é um ambiente democrático, criado para ser acessado de qualquer lugar do mundo, por qualquer cidadão. Os relatórios mostram que o portal tem atingido essa finalidade, pessoas dos mais diversos países – Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Moçambique, Cazaquistão, Reino Unido etc. – e municípios – Ananindeua (PA), Mirante da Serra (RO), Porto Nacional (TO) etc.– acessaram os documentos disponibilizados pelo Arquivo.Cidadão.

De acordo com o servidor da Seção de Atendimento, Pesquisa e Difusão Documental Marcus Vinícius Alves dos Anjos, gestor substituto do projeto, os resultados demonstram o grande engajamento e interesse das pessoas no projeto. “Vinte mil acessos é um número bastante expressivo, acima das nossas expectativas,” ressalta o servidor.

Histórico

A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Documentação (SED), envolveu várias unidades da Assessoria de Modernização Estratégica (AMG), da Secretaria de Comunicação Social (SCO) e da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI).

Criado pela Instrução Normativa 17/2016, o espaço apresenta, de forma contextualizada e relacionada, os ministros que passaram ou ainda estão no STJ, documentos históricos, julgados e outros arquivos.

O projeto atendeu à Recomendação n. 37, de 15 de agosto de 2011, do Conselho Nacional de Justiça, que considera necessário o fomento das atividades de preservação, pesquisa e divulgação da história do Poder Judiciário, bem como das informações de caráter histórico contidas nos acervos judiciais.

Premiação

Em junho deste ano, o Arquivo.Cidadão colheu seus primeiros frutos ao garantir, para o Superior Tribunal de Justiça, a segunda colocação na categoria de Mídia Digital no XVI Prêmio Nacional de Comunicação, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. Para Betânia Pontes, gestora do projeto, a premiação foi o reconhecimento da dedicação e comprometimento da equipe, que não mediu esforços para transformar um sonho antigo da SED em realidade.

Facilidades

Para a análise de dados são utilizadas duas ferramentas, que coletam informações dos usuários e as transformam em relatórios. Betânia afirma que a importância dessas ferramentas consiste na possibilidade de mensurar não só a quantidade de acesso às páginas, como a localidade de onde estão sendo feitos esses acessos e a quantidade de tempo em cada página.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).