A segunda edição do Chef por um dia foi encerrada nessa quarta (24) com uma receita que representa a adaptação brasileira da culinária de Portugal: o Arroz de Braga. A servidora Priscila Motta afirmou que escolheu preparar esse prato por ser muito nutritivo e combinar muitos sabores. “Essa receita carrega tanta história, que eu tinha que trazê-la aqui”, afirma.
Igual ao lá de casa
Priscila já havia feito a receita em casa, mas garantiu que prepará-la para tantos servidores foi um grande desafio. “A equipe da cozinha foi nota dez. O prato ficou igual ao lá de casa”, garantiu.
Um cliente espfecial foi o ministro Humberto Martins que experimentou a receita e afirmou que o Chef por um dia é uma iniciativa que estimula todos os que gostam de culinária. “É bom para o público, que tem a opção de experimentar pratos diferentes, e para o chef-servidor, que pode mostrar seus talentos. É é até uma atração para o público externo”, ressaltou.
Para Humberto Martins, o almoço é um momento de descontração e alegria para os servidores. “Os pratos dos chefs-servidores são muito comentados e agradam bastante”, comentou o ministro.
O servidor da Seção de Biblioteca Digital (SEBID/CBIB) Murilo Santana também aprovou o Arroz de Braga. Ele afirmou que, além de experimentar os pratos do Chef por um dia, gosta de saber quais os ingredientes que compõem a receita.
“Este ano a ênfase foi nos pratos saudáveis e foi muito interessante perceber a preocupação que os chefs tiveram em equilibrar o sabor e saúde”, salientou.
Um balanço da cozinha
A nutricionista do restaurante do STJ, Roselane Fonseca, ressaltou a qualidade das receitas desta edição e afirmou que a receptividade dos servidores foi muito boa.
“A ênfase na nutrição e nos pratos leves e a divulgação das receitas representaram uma boa iniciativa para o incentivo à alimentação saudável”, destacou.
O cozinheiro-chefe, Zeilton Cassiano, garantiu que sempre é interessante aprender novas receitas. Para Zeilton, o programa também se destaca por estimular a boa alimentação. “Já trabalhei na cozinha do Tribunal de Contas da União, mas esse programa foi realmente uma novidade”, afirmou.
Dê sua opinião
Para votar na receita de Priscila basta acessar, no canto superior da tela, a opção Serviços de Saúde > Nutrição> Chef por um dia > Votação (entre com usuário e senha). A votação estará disponível até a próxima terça (30).
Confira a receita do prato dessa quarta (24).