O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é comemorado neste sábado (26). No Tribunal da Cidadania, a Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS) chama atenção dos servidores sobre a importância desta data.
A SIS convida todos os servidores e colaboradores para acessarem na intranet o vídeo preparado pela secretaria e que traz esclarecimentos sobre essa importante patologia.
O coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS), Daily Margoto Filho, esclarece que o glaucoma é uma doença silenciosa, que pode levar até a cegueira. “Cerca de 80% dos casos de glaucoma não apresentam sintomas, e isso pode fazer com que as pessoas não descubram que possuem a doença”, adverte.
A prevenção é a saída
A doença é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do olho, chamada de pressão intraocular. “O diagnóstico é feito pela medição da pressão dos olhos. O exame que faz essa medição é a tonometria e, geralmente, precede a consulta com o oftalmologista”, explica o médico.
De acordo com ele, a prevenção é a saída para combater a doença. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, menor a chance da perda da visão”, esclarece.
Daily Filho ainda explica que a doença pode atingir a todos, mas existem grupos de risco que devem ficar ainda mais atentos. “Pessoas com mais de 35 anos, portadores de diabetes, negros e pessoas com histórico familiar têm mais chances de desenvolverem o glaucoma”, afirma.
Inimigo silencioso
Embora a doença seja assintomática, alguns sintomas que podem aparecer são dor nos olhos, dor de cabeça, olhos avermelhados, trocar com frequência o grau, visão borrada, diminuição da visão, e quando em casos mais graves, o começo da perda de visão.
“O tratamento é feito com colírios para diminuir a pressão dos olhos e até mesmo cirurgia, quando necessário”, explica o coordenador.
Mais informações com a Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção pelo ramal 9963.