Na última quinta (17), representantes da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva tomaram posse na coordenação do Grupo de Trabalho de Informação e Documentação Jurídicas do Distrito Federal (GIDJ/DF). O evento ocorreu no Conselho da Justiça Federal (CJF).
A coordenação, eleita para o biênio 2018/2020, é composta por quatro integrantes, sendo dois servidores da Biblioteca do STJ, escolhidos por profissionais das bibliotecas jurídicas do DF.
O chefe da Seção de Biblioteca Digital (SEBID/SED), José Ronaldo Vieira, coordenador do GIDJ, destacou a importância das ações do Grupo para a Biblioteca. “O grupo pode contribuir com a capacitação dos bibliotecários e implantação de melhorias e novos projetos para as bibliotecas jurídicas de todo o país”, detalhou.
A servidora da Seção de Doutrina Digital (SEDOT/SED) Roberta Penha e Silva Marins, segunda secretária, afirmou que, por meio das discussões geradas no grupo, as bibliotecas jurídicas poderão desenvolver serviços mais eficientes, direcionando melhor suas ações às necessidades cada vez mais específicas da comunidade jurídica.
Participaram, como membros do GIDJ, os servidores Najla Bastos de Melo e Rafaella Carine Monterei, ambas da Seção de Processos Técnicos (SPTEC/SED).
Compartilhar e divulgar
O Grupo, instituído em 12 de março de 2018 pela Associação de Bibliotecários e Profissionais da Informação do Distrito Federal (ABDF), visa discutir temas relevantes para a área de informação e documentação jurídicas, compartilhar conhecimentos e propor soluções para os problemas existentes nas bibliotecas jurídicas do DF.
O GIDJ/DF surgiu da necessidade de os bibliotecários jurídicos do DF aperfeiçoarem os produtos e serviços de informação jurídica, de modo que seja possível acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e jurídicas, agregando valor à informação disponibilizada.