As grandes organizações já entenderam que seu capital intelectual é um grande diferencial competitivo e um elemento que facilita o alcance da missão e visão da instituição. Nos últimos anos, as organizações públicas têm caminhado rumo à geração de resultados e focado nos valores entregues ao cidadão. Por isso, o incentivo à aprendizagem contínua de seus servidores torna-se ainda mais significativo.
Nesse cenário, a educação a distância é um facilitador para as pessoas que almejam se capacitar, mas não dispõem de muito tempo. Embora ainda haja certo preconceito com os cursos a distância, esse ramo tem crescido e se mostrado tão eficiente quanto os cursos presenciais.
Se você ainda tem receio de fazer cursos a distância, citamos abaixo algumas vantagens dessa modalidade de educação:
- Flexibilidade de horário e economia de tempo: Sua vida é supercorrida, certo? Pois é! Nos cursos virtuais, não há um horário fixo, e você poderá estudar de acordo com a sua disponibilidade. Ou seja, você tem toda flexibilidade e autonomia para conciliar os estudos com as demais atividades da sua rotina. Além disso, ainda há a vantagem de não ter que se preocupar com deslocamentos, trânsito, atrasos. Uma economia de tempo bem significativa!
- Autonomia: Nesta modalidade, você será o protagonista do seu processo de aprendizagem e poderá definir sua forma de estudo. Você poderá ler e reler os materiais quantas vezes forem necessárias e poderá usar diferentes recursos no processo de ensino-aprendizagem, como os visuais, audiovisuais e auditivos.
- Desenvolvimento de competências: Como a pessoa tem autonomia para fazer o curso de acordo com sua disponibilidade, ela acaba desenvolvendo competências como autodisciplina, gestão do tempo e comprometimento, características valorizadas no ambiente de trabalho.
Caso tenha se interessado, a Seção de Educação a Distância – da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – é a responsável pelos cursos a distância do tribunal. Você pode ligar nos ramais 8392/9651/8384 para mais informações dos cursos previstos para este segundo semestre.
Nossa Base
Criada em setembro de 2015, a coluna Nossa Base, produzida pela Secretaria de Gestão de Pessoas, traz reflexões sobre os valores institucionais do tribunal, os quais são disseminados e reforçados pelo programa Viva STJ – Vivenciando Valores no Tribunal da Cidadania.
Nesta ação está presente o valor organizacional aprendizagem contínua.