Nenhuma grande obra é fruto de um só ou de poucos, por mais operosos que sejam, mas será tão maior quanto mais pessoas estiverem reunidas em torno de um objetivo comum. Os servidores deste Tribunal, todos de elevado nível profissional, merecerão do novo presidente atenção especial buscando melhorar cada vez mais o seu ambiente de trabalho. Confio em Deus para esta nova empreitada e que jamais me falte a humildade.”
As palavras foram do ministro Francisco Falcão durante seu discurso de posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 1º de setembro de 2014. Focado nesta humanização e valorização do servidor, o VemComigo, produzido pela Comunicação Interna, ligada à Coordenadoria de Produção de Conteúdos (CPCO), apresentou resultados expressivos com matérias que tiveram mais de três mil acessos.
Na busca pela excelência, a Secretaria de Comunicação Social (SCO) celebra a data trazendo uma nova versão do informativo que acompanha mais de perto o dia a dia do servidor. O aspecto visual foi reformulado, tendo em vista adequação à identidade visual do Tribunal, e as informações foram reorganizadas. Além disso, o conteúdo foi repensado e modificado de forma a oferecer ao servidor notícias mais objetivas e completas.
O VemComigo mudou a maneira de a instituição se comunicar-se com seus colaboradores. As matérias apresentam uma abordagem mais humanizada sem deixar de divulgar informações institucionais. A criatividade, portanto, é elo fundamental para a consecução desses objetivos. Inovar também significa fazer diferente.
Um juridiquês bem explicado
Vem Comigo é a tradução para expressão em latim Vade Mecum -– livro de referência de uso frequente e tradicional aliado dos profissionais do direito. Com essa ideia, o boletim eletrônico do STJ, foi criado para oferecer informações de interesse real e úteis para o trabalho e convívio diário no Tribunal.
O informativo passou a ser veiculado no dia 16 de setembro de 2014, inicialmente apenas por e-mail. No dia 28 de outubro do mesmo ano, o VemComigo passou a ser publicado na intranet, e um resumo com os destaques diários do boletim continuou a ser encaminhado por e-mail.
Antes e depois do VemComigo
O VC substituiu a intranet tradicional, que tinha a mesma arquitetura há cerca de dez anos e limitações técnicas. Todas as informações recebiam o mesmo peso, de modo que não era possível a aplicação de critérios jornalísticos para a edição das notícias.
O desaparecimento gradual das notícias ao longo do dia era outro problema. Com uma equipe com atribuições intensas e dividida em dois turnos de trabalho, a publicação de notícias de forma contínua gerava, do lado da operação, uma necessidade de constantes republicações e ajustes na ordem das notícias. Do lado do usuário, era preciso acompanhar a intranet o dia todo e, ainda assim, informações poderiam passar despercebidas.
Como a maior parte dos usuários trabalha em sistemas especializados fora da intranet, havia uma demanda por disparos reiterados de e-mails, que acabavam por também saturar essa alternativa de comunicação.
A solução foi criar uma marca para o veículo, torná-lo diário e investir em uma renovação da linguagem textual e gráfica e da abordagem em geral. O sistema de publicação foi atualizado pela Informática do Tribunal, sem custos, e passou a contar com seções fixas e edições diárias.
Servidor em pauta
A coluna Você é Notícia é uma das mais lidas da intranet. A coluna aborda aspectos inusitados da vida de um colaborador do STJ, uma matéria especial que é produzida com fotos que mostram outro lado do servidor, terceirizado e estagiário: a bailarina, o mestre em cutelaria, o ministro chef, a servidora especialista em montagem de mesas de jantar, o servidor baterista de uma banda gospel, a terceirizada ascensorista, entre outros.
O Você é Notícia foi criado em 2014 para ser destaque no mês do servidor (outubro), mas o sucesso da iniciativa fez com que a coluna se tornasse fixa, sendo publicada toda sexta-feira.
VemComigo TV
Os vídeos e áudios produzidos pela Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV/SCO) também são disponibilizados no VemComigo. A CRTV criou, no mês de março deste ano, o VemComigo TV: consolidando o trabalho desenvolvido na intranet, a TV reformulou seu produto voltado para o público interno do Tribunal, adequando-o à identidade do boletim eletrônico do Tribunal.
Escrever reportagens é muito mais que agrupar palavras em um mesmo texto. É preciso dar significado ao conteúdo para que o leitor encontre o que busca. E essa é a filosofia do nosso VemComigo. Como disse Clarice Lispector, “escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador".