O ministro Luis Felipe Salomão é nosso segundo magistrado a participar da coluna Eu Recomendo. O ministro Salomão elogiou a nova coluna, destacando a importância de estimular a leitura.
Formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em direito comercial, ele se tornou membro do STJ em 2008 e atualmente integra a Corte Especial, a Segunda Seção e a Quarta Turma do Tribunal. Também é o presidente da comissão de juristas que elabora o anteprojeto da lei de arbitragem e mediação. Anteriormente, ele foi promotor de Justiça em São Paulo e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMG).
A obra recomendada pelo ministro é “O Amor nos Tempos de Cólera”, do escritor e jornalista colombiano e ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. O escritor foi um dos maiores expoentes do realismo mágico na América Latina, movimento literário que mistura questões políticas e sociais do continente com elementos míticos, imaginários ou oníricos, com personagens que se movem em cenários que superam o tempo e o espaço convencionais. “No tempo da faculdade, veio o mergulho na literatura de García Márquez, de quem li a obra completa. Acredito que o autor consegue em seus romances, novelas e contos, traduzir o sentimento sul-americano, com uma sabedoria particular para revelar a alma que une a todos nós, independentemente da língua”, afirma o magistrado.
Bônus
Para os bibliófilos de plantão, o ministro Salomão dá uma dica extra. “Costumo fuçar o site Estante Virtual – www.estantevirtual.com.br – que reúne sebos do Brasil inteiro.Através dele, não só compro muitos livros, como também descubro novos autores”, diz.