Pioneiro na implantação da primeira biblioteca digital do Poder Judiciário, o Tribunal comemora, em 26 de novembro, o décimo aniversário da Biblioteca Digital Jurídica do STJ (BDJur).
A comemoração integra a 12ª edição do Programa Bibliotemas: conversando com os profissionais da informação, da Secretaria de Documentação (SED), e ocorre às 16h, no Espaço Cultural STJ. Essa edição do programa, traz o tema 10 anos da BDJur e do Consórcio BDJur.
No evento, serão realizadas palestras sobre a implementação e evolução da BDJur e do Consórcio BDJu, ministradas pelos servidores da SED Teresa Basevi, idealizadora do projeto, e José Ronaldo Vieira, chefe da Seção de Biblioteca Digital, que também apresentará a nova BDJur, com layout mais moderno e dinâmico.
Para marcar a data, será lançada, no evento, publicação comemorativa dos 10 anos da BDJur, contendo histórico, evolução e políticas do repositório digital. A exposição Linha do Tempo e um coquetel também fazem parte da celebração.
Consório BDJur
Criado em 2004 como projeto estratégico do STJ por meio do Ato n. 278/04, no contexto do Programa de Modernização do Sistema Judiciário, o Consórcio BDJur foi disponibilizado ao público em janeiro de 2005.
O Consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais dos órgãos do Poder Judiciário, englobando as esferas federal e estadual, além dos órgãos essenciais e auxiliares da Justiça. Atualmente, o STJ tem parcerias firmadas com 22 instituições para fins de implementação do Consórcio BDJur, entre elas instituições da Justiça Federal e do Trabalho e o Ministério Público.
Essa rede permite ao usuário realizar uma pesquisa unificada, em um único portal, nos acervos das bibliotecas digitais participantes. Atualmente o acervo do Consórcio BDJur possuiu mais de 530 mil documentos, incluindo materiais de doutrina, legislação e documentos produzidos pelas instituições integrantes.
O nascimento da BDJur
Juntamente com o Consórcio BDJur, foi criada a BDJur, que é um dos principais repositórios digitais integrantes do consórcio pela diversidade e quantidade de documentos disponíveis.
Atualmente com um acervo de mais 90 mil documentos, a BDJur registra uma média de 100 mil downloads mensais. Em 2011, segundo avaliação do Conselho Superior de Pesquisas Científicas entidade de pesquisa do governo espanhol – a BDJur foi a 17ª no ranking dos repositórios digitais mais acessados do mundo.
A BDJur armazena e gerencia os atos administrativos do STJ, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e do extinto Tribunal Federal de Recursos; parte do acervo de doutrina da Biblioteca, além de materiais e documentos produzidos pelas unidades do Tribunal. Ainda é fonte oficial de publicação dos atos do Boletim de Serviço do STJ, conforme Instrução Normativa n. 12/2015. Portanto, a BDJur disponibiliza conteúdos essenciais para o atendimento das demandas de informação de ministros e servidores, constituindo-se em uma ferramenta indispensável para o STJ.
Reveja matéria “Nova BDJur”, que divulga as novidades na BDjur.