Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Regras Automáticas do Escaninho


O que é: É um algoritmo vinculado a cada escaninho que define as condições que um processo/petição deve atender para estar nesse escaninho. Os escaninhos com regras ativas são identificados por uma “estrela” verde ao lado do nome do escaninho (vide diagrama à esquerda).


Para executar essas regras basta selecionar os processos de um escaninho, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “vincular itens automaticamente” (ou a opção “retirar itens do escaninho”). Os processos selecionados serão submetidos a TODAS as regras de todos os escaninhos da unidade, uma a uma. Se se enquadrar em alguma regra o processo será movido para o escaninho da regra.

Exemplo : regra do escaninho “Aguardando decurso – vista” :

Haver vista com prazo em andamento e com as seguintes condições:

  • o prazo final para manifestação ser maior que a data atual;
  • não haver petição dos tipos "contrarrazões", "impugnação", "contrarrazões re/ro", "razões finais", "aleg finais", "contestação", "contraminuta", "impug aos EDcl, ao AgRg e à Exec", "contraminuta ao ARE'; ou haver int com reabertura do prazo pendente de ciência. - SPF

Obs.: As movimentações manuais não passam por esta análise automática, ou seja, se um usuário selecionar um processo e arrastar para qualquer escaninho, ele será movimentado, MESMO QUE NÃO ATENDA AS CONDIÇÕES DA REGRA.


Cada escaninho só pode ter uma regra

Algumas funções do sistema movimentam o processo para escaninhos pré-estabelecidos, são os escaninhos de sistema. Por exemplo, a juntada automática de petição movimenta o processo com petição juntada para o escaninho “Aut. Pet.- petições juntadas”. Estes escaninhos não possuem regras e são identificados por uma imagem de um computador.

Um processo pode estar em mais de um escaninho se atender à mais de uma regra.


Criação da Regra

gestor da unidade define para a equipe da informática quais os requisitos que o processo e/ou a petição deve atender para estar naquele escaninho e a equipe da informática escreve o código e vincula ao escaninho indicado. Após a liberação da informática, o usuário deve ativar a regra no escaninho.

A atualização das regras é efetuada pela equipe da Informática.


Página principal

 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).