A partir de agora, os servidores da Secretaria de Jurisprudência (SJR) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderão contar com mais um recurso para a realização de suas atividades diárias: as cabines para reuniões virtuais.
A iniciativa, que é um projeto-piloto, foi pensada como uma solução para compatibilizar a realização de encontros de trabalho via internet – que ganhou força com a implementação do teletrabalho – com a efetividade na produção das pessoas que estão lotadas no ambiente laboral coletivo.
“O ambiente de trabalho dos servidores reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados ao jurisdicionado, e novas instalações, como as cabines individuais para reuniões, vêm ao encontro dessa preocupação da nossa gestão com a qualidade do ambiente de trabalho e com o aprimoramento dos serviços da Justiça. Não mediremos esforços para isso. Efetividade é a palavra”, afirma o presidente do STJ, ministro Humberto Martins.
Modernização
Para o diretor-geral, Marcos Antonio Cavalcante, modernizar faz parte do vocabulário dos gestores. “Um gestor deve estar sempre atento à modernização dos serviços e dos recursos utilizados para a prestação deles. Nesse sentido, o Tribunal tem investido na otimização de seus espaços com as Salas Multiúso Conecta STJ e, agora, com as primeiras cabines para reuniões virtuais. Além de promover a qualidade do ambiente organizacional, aproveita espaços e permite a interação da equipe em funcionamento híbrido sem prejuízos às atividades do setor”, ressalta.
A secretária de jurisprudência, Bárbara Brito, destaca que, além da Secretaria de Jurisprudência, outras unidades do Tribunal já relataram dificuldades no expediente em virtude do uso do local de trabalho para reuniões on-line. “O servidor que está em reunião, por mais que seja cuidadoso, gera barulho e acaba desconcentrando e atrapalhando os demais”, explica.
Outro ponto evidenciado pela secretária é que as cabines são de uso rotativo – basta agendar um horário ou verificar a disponibilidade – e possuem uma barreira contra a propagação de ruídos, o que permitirá que todos que precisem das cabines tenham a oportunidade de utilizá-las, e que aqueles que não tiverem necessidade de usá-las possam trabalhar com tranquilidade.
“A disponibilização de cabines de reuniões virtuais mostra-se como solução efetiva para harmonizar a convivência de equipes híbridas em ambiente coletivo de trabalho, resultando em melhoria do clima setorial e na satisfação dos servidores, tanto os que estão em regime presencial quanto aqueles em teletrabalho”.
Para Bárbara, a implementação das cabines, além de contribuir para a modernização do ambiente de trabalho do servidor, é coerente com todo o cenário laboral mundial que se estabeleceu pós-pandemia de Covid-19. A servidora revela ainda que houve total apoio da Diretoria-Geral do Tribunal para a realização do projeto, que foi executado pelas Seções de Arquitetura (SEARQ) e de Obras Civis (SEOBC) da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura (CEAR).