Segundo o conselho, em 2021, tribunais de todo o país foram convidados a aderir à campanha, bem como influenciadores, artistas e instituições ligadas à causa. O objetivo era alcançar os Trending Topics (TT) da rede social. Às 11h30, o assunto entrou na lista dos dez temas mais comentados do Twitter, ficando nos TT do Brasil por mais de cinco horas.
A campanha
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e instituições públicas no Brasil, destas, 5.040 estão prontas para a adoção.
Há 36.437 pessoas interessadas em adotar uma criança, entretanto, 83% das crianças têm acima de 10 anos, e apenas 2,7% dos pretendentes aceitam adotar acima dessa faixa etária.
Para divulgar o Dia Nacional da Adoção, o CNJ realiza ações, como a campanha Adotar é Amor, no ar desde 2017, que promove uma mobilização digital com o propósito de engajar internautas em favor da adoção.