Em novo episódio, o programa Último Recurso conta a história de Mauro, um garoto de 16 anos com uma síndrome rara – a Alpha Thalassemia, conhecida como ATRX. Entre as características da doença, estão crises convulsivas, distúrbios do sono e retardo no desenvolvimento fisiológico e psicomotor.
Depois de anos tomando muitos remédios, a médica que acompanha o caso prescreveu um medicamento à base de canabidiol (Purodiol 200mg CBD) para tentar proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. O plano de saúde, entretanto, negou o fornecimento sob a alegação de que o medicamento é importado e sem registro na Anvisa, inexistindo o dever de custear o remédio. A família de Mauro precisou recorrer ao Judiciário como forma de garantir a medicação, e o caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Trajetória processual
O programa vai mostrar todo o caminho processual percorrido até o caso ser julgado pela Terceira Turma do STJ, sob a relatoria da ministra Nancy Andrighi. A reportagem especial explica a necessidade da medicação, os argumentos apresentados pela defesa, a contestação da operadora e o entendimento final do colegiado, favorável ao menino.
Estreia
O episódio do Último Recurso – Canabidiol estreia hoje (21), às 22h, na TV Justiça, com reprise às segundas-feiras, no mesmo horário. Também é possível assistir pelo canal do STJ no YouTube. (https://www.youtube.com/channel/UCfO_b7sApXI23VnsljvSAJg)