Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

21 de março de 2022 - ed. 1810

Fechar a boca: o que isso quer dizer?
 

Às vezes, reencontramos pessoas mais magras e perguntamos: “Fulano, o que você fez para emagrecer assim?”. Muitas vezes, a resposta é: “Pois é... Fechei a boca!”. A Seção de Assistência Nutricional (SANUT/SIS) explica o significado e os fundamentos dessa ideia para a perda de peso.

“O fato é que, com o avançar da idade, nossas necessidades calóricas diminuem e não percebemos que é necessário ajustar o padrão quantitativo das nossas refeições”, explica o chefe da SANUT, Aldemir Mangabeira.

Segundo ele, no início da fase adulta, as pessoas estabelecem, intuitivamente, a quantidade de comida diária que consomem. A partir daí, uma vez consolidado o volume gástrico habitual, a tendência é manter o padrão.

“Esta conta não fecha, porque a vida adulta se encarrega de conduzir nosso cotidiano para outro padrão de dispêndio energético, nosso metabolismo desacelera e faz-se necessário proceder uma readequação das refeições”, alerta Mangabeira.

Portanto, a despeito de outros, os ajustes nutricionais necessários para uma boa nutrição ou uma dieta devem considerar o fato de comer menos, em todas as situações.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
TV- Últimas Notícias
Servidor em Pauta
Julgamentos em Destaque
Publicações
Mais Saúde
Anote
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).