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STJ - Intranet/STJ - Edições

1 de fevereiro de 2022 - ed. 1778

Sistema de elaboração de editais
 

O Sistema DNA de Elaboração de Editais foi desenvolvido com o objetivo de otimizar a execução de uma importante etapa da licitação, que anteriormente era feita de forma manual, pelo servidor. Todas as contratações realizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) passam pela construção de um bom edital. Por essa razão, o projeto criado pelos servidores Lucimar Dantas, coordenador de Compras (COMP/SAD); Débora Costa Leite, chefe da Seção de Elaboração de Contratos e Editais de Licitação (SEEDI/SAD); e Ariel Devulsky, lotado na SEEDI, foi destaque no Prêmio Inova STJ 2021, na categoria Melhores Práticas.   

“O STJ é terreno fértil para grandes ideias, pois disponibiliza recursos de alto nível em recursos humanos, tecnológicos, estruturais, educacionais e financeiros. Foi uma honra para COMP ter representado a Secretaria de Administração no concurso”, destacou Lucimar.

Segundo ele, o concurso trouxe benefícios não só para o servidor, mas para todo o STJ. “O resultado não poderia ser diferente. O grande homenageado tem que ser a própria instituição pela grandeza da iniciativa. Agradecemos a oportunidade!”, comemorou o servidor, formado em Ciências Econômicas e especializado em Gestão e Administração Pública.

Os autores ressaltam que o sistema possui várias funcionalidades. Inicialmente, ele foi criado para ajudar na elaboração de editais, mas, com o tempo, passou a ser tratado como um verdadeiro "ambiente de elaboração de editais", com vários recursos:

Essas opções facilitam tanto a redação do documento quanto a compreensão e o aprendizado, por exemplo, de um servidor que não domina as etapas do processo de edição. O sistema – garantem os autores – pode ser adaptado para produzir documentos mais complexos, encurtando o tempo de execução das tarefas, elevando a produtividade e reduzindo o desgaste com tarefas triviais. Além disso, o sistema é integrado ao Microsoft Onedrive e ao SharePoint, o que permite a sua utilização no teletrabalho.

Bons resultados

“Quando começamos a trabalhar no projeto, percebi que as ferramentas implementadas pelo sistema auxiliavam nossa rotina de trabalho. Então, desejei que aquelas pessoas que trabalhavam com o Word tivessem acesso a elas também, pois são recursos que facilitam muito as atividades. Após a premiação, achei que seria a oportunidade para essa divulgação, além de ser gratificante ter o trabalho reconhecido”, afirmou Débora, que trabalha há seis anos no Tribunal.

Com a automatização do processo de elaboração de editais e contratos, os prazos de execução das atividades diminuíram em torno de 57%, comparados ao período em que o trabalho era feito de forma manual. A produtividade por servidor aumentou em torno de 800%. E as pessoas lotadas na seção tiveram uma melhora significativa da qualidade de vida no trabalho.

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