Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

25 de janeiro de 2022 - ed. 1773

A promoção que vira preocupação
 
Procurando por um item na internet, você descobre um site de compras do qual nunca ouviu falar, mas que está vendendo o produto desejado por um valor 80% menor do que o anunciado em outros sites. Sem verificar qualquer informação de segurança do site – afinal, o anúncio informa que a oferta expira em cinco minutos –, você arrisca e compra o produto por meio de cartão de crédito. Dias depois, além de o produto não ter chegado, você descobre que a fatura do cartão tem uma série de compras que você nunca realizou. Dois problemas surgem de imediato: descobrir se há chances de recuperar o dinheiro investido; e contestar os valores das compras não autorizadas.

Todos os dias, milhares de pessoas passam por essa situação ao navegarem na internet. Para conseguir informações sigilosas dessas pessoas, muitas vezes, os criminosos tentam atrair os usuários com ofertas mirabolantes e imperdíveis, que são verdadeiras iscas para o roubo de dados. Essas propagandas falsas são apresentadas não só em páginas na internet, mas também podem ser enviadas por e-mail, ou até por meio das redes sociais.

Confira o vídeo com o relato de uma vítima desse golpe.

É possível comprar na internet com segurança; para isso, o usuário deve estar atento a algumas dicas. A primeira delas é conhecer bem com quem se está negociando: de preferência, faça buscas na internet sobre o site e pesquise comentários e avaliações sobre a empresa. Também é importante pesquisar o valor histórico do produto em diferentes lojas e sites especializados, pois isso ajuda muito a entender se aquela é realmente uma “promoção” ou uma “pegadinha”.

Outro hábito importante é, ao acessar o site da loja, verificar se a página é criptografada e possui certificações de segurança. Um desses indícios positivos é a presença do símbolo de cadeado no início da barra de endereço (URL) do navegador – o ícone atesta que as informações enviadas ao site pelo usuário permanecem privadas.

Confira no infográfico outras dicas para comprar na internet de forma mais segura:

Confira, também, o vídeo com o relato de uma vítima desse golpe.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).