Sempre é tempo de nutrir e recuperar a autoestima dos filhos. No próximo dia 4 de fevereiro será retomado o Círculo de Acolhimento Parental do STJ, um projeto da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) com o apoio do Programa Humaniza STJ, realizado pela Comissão da Primeira Infância. O programa visa aliar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil ao corpo de servidores e colaboradores do STJ que são pais, mães ou que convivem com crianças. A iniciativa promove práticas mais respeitosas e sem violência nas relações entre pais e filhos, enfatizando a grande importância da qualidade dessas relações para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
A roda de conversa será realizada pela plataforma Zoom, das 15h às 17h no dia 4, sexta. As inscrições podem ser realizadas no portal EducaEnfam, clicando nesse ink. O encontro será aberto a servidores e colaboradores do STJ, Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cônjuges e parceiros de servidores e colaboradores também podem participar. A iniciativa vale adicional de qualificação (AQ).
Autoestima como pilar
O tema dessa edição do Círculo será AUTOESTIMA, um dos grandes pilares da parentalidade consciente. A palestrante é Giulianna Felizola, pediatra da SIS. A médica tem qualificação como educadora parental, certificada em Parentalidade Consciente com Ênfase em Apego Seguro, pela Escola da Educação Positiva e em Disciplina Positiva, pela Positive Discipline Association, ambas em 2020.
No evento, ela explicará o conceito de autoestima, a diferença entre autoestima e autoconfiança, e falará sobre como práticas tradicionais de educação, como castigos, recompensas, punições, violência física e emocional prejudicam a autoestima das crianças e dos adolescentes. Também será abordado o que pode ser feito para recuperar e nutrir a autoestima dos filhos, de qualquer idade.