Seção de Limpeza e Conservação (SELIC/SAD) está atenta aos cuidados com relação às suas atividades, a fim de contribuir para o retorno seguro de servidores e colaboradores do tribunal ao serviço presencial, de forma gradual.
A SELIC conta com 158 prestadores de serviço terceirizados que cuidam diariamente da limpeza e higienização de 144.400m² (área contratada no STJ), realizando diferentes serviços. A limpeza e a conservação – que garantem qualidade com relação ao ambiente de trabalho e a seus mobiliários – são realizadas em áreas de circulação, unidades, banheiros, fachadas, áreas do serviço de saúde, copas, halls, entre outras.
Banheiros: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem 443 banheiros, que passam, diariamente, por higienização completa pela manhã e, ao menos, uma revisão à tarde. Atendimentos extras também podem ser realizados, por meio de chamados pontuais, no ramal 8080 (SAC/SIGA).
Intensificação da limpeza em geral: para evitar a disseminação do coronavírus, entre outras ações, foram intensificados os serviços de limpeza, aumentando-se a frequência em locais onde levamos as mãos com maior frequência, como maçanetas, corrimãos, catracas e botoeiras de elevador.
Álcool em gel: atualmente, estão instalados no STJ 320 dispensers de álcool em gel 70%, que atendem aos usuários em pontos estratégicos por todo o Tribunal. Está em curso nova aquisição, que acrescentará 56% de equipamentos nas dependências do complexo de edifícios, elevando para 500 o total de dispensers até o fim do próximo mês.
Nebulizador sanitizante: para reforçar a desinfecção de ambientes, já está à disposição equipamento atomizador/nebulizador sanitizante, recém-adquirido, que passará a ser utilizado rotineiramente pela SELIC a partir desta semana, nos diversos ambientes do tribunal.
Recolhimento de lixo: o lixo das unidades é recolhido ao menos duas vezes por dia, levando em consideração os critérios da coleta seletiva e respeitando a legislação pertinente aos grandes geradores de resíduos sólidos urbanos.
A Selic entende que o momento é de precaução e cautela quanto às questões sanitárias, e está comprometida em realizar um serviço de qualidade e de acordo com as demandas e especificidades de cada unidade. Para os setores que estiverem funcionando em horários distintos ou com restrições de acesso, podem ser feitos chamados por meio do Sistema SAC/SIGA, ou pelo ramal 8080, para que a Selic adapte a prestação do serviço de limpeza e conservação nessas unidades.
Faça a sua parte! Avise à SELIC quando verificar alguma necessidade pontual de limpeza, informando o local e o serviço necessário.