Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

14 de janeiro de 2021 - ed. 1519

Arte para um mundo melhor
 

Férias em Brasília? Uma ótima pedida é conferir no ParkShopping a exposição 17 ODS para um mundo melhor. A mostra, que passou uma temporada na área externa do Museu da República, apresenta obras baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor até 2030.

São 17 telas tridimensionais em formato de globos terrestres com o objetivo de propagar a arte e gerar na população interesse e reflexão com a finalidade de conscientizar a população sobre a necessidade urgente de adotar medidas transformadoras para um caminho sustentável.

As produções ficaram a cargo de 17 artistas engajados no cenário cultural nacional, embasados nas questões sociais, ambientais e econômicas abordadas pelos 17 ODS.

O público poderá visitar as obras, gratuitamente, no 1º piso do ParkShopping, até 7 de fevereiro. De segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 12h às 22h.

Sustentabilidade e pandemia

Dando continuidade ao Memorando de Entendimento assinado com a ONU Meio Ambiente, com o objetivo de internalizar os ODS, o STJ realizou, em junho, o VII Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário.

O evento contou com a participação do ministro do STJ Villas Bôas Cueva que falou sobre os efeitos da pandemia no teletrabalho citando o exemplo do próprio gabinete, pioneiro na adoção desse regime de produção.

Para o ministro, a experiência apresentou aspectos positivos como maior flexibilidade na organização das atribuições, mais produtividade e eliminação do acúmulo de pessoas no mesmo lugar. Por outro lado, o magistrado observou que nem todas as pessoas ou unidades têm facilidade em se adaptar à nova rotina. Apontou como grandes desafios a realização dos julgamentos virtuais, o planejamento e acompanhamento das atividades a distância, a separação da “fronteira” entre trabalho e lazer, e o prejuízo das relações sociais.

Os ODS no STJ

O STJ tem realizado um esforço institucional para integrar suas ações e projetos aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Neste trabalho, o primeiro passo é informar (ou apresentar) ao corpo funcional o que são os ODS, como eles se relacionam com nossas atividades e identificar as formas de contribuição para o atingimento das metas dos indicadores relacionados.

Para isso, uma de suas primeiras ações foi a realização, em meados de 2019, de exposição com 17 coloridos cubos representativos dos ODS.

Segundo a ONU, os 17 ODS são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, a social e a ambiental. Eles estão reunidos na Agenda 2030 da ONU e têm por finalidade estimular várias ações institucionais nos próximos 15 anos em áreas de importância crucial para o desenvolvimento da humanidade e preservação do planeta.

Conheça algumas ações do Tribunal inseridas nessas metas globais:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

gestão adequada de resíduos gerados pelo Tribunal diminui os impactos ambientais, que refletem no saneamento e saúde, e contribui para a geração de renda e inclusão social de populações que trabalham com a reciclagem.

 

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável

Feira do Pequeno Produtor do STJ tem o objetivo de promover a renda dos pequenos produtores de alimentos do Distrito Federal e Entorno, apoiar sistemas sustentáveis de produção de alimentos e incentivar o consumo de alimentos orgânicos e produzidos localmente.

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do STJ promove ações de prevenção e de tratamento de substâncias químicas e tabaco, e de saúde mental, além de Ginástica laboral.

 

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O Tribunal promove cursos de Inclusão Digital e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para colaboradores terceirizados.

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Acordo firmado entre STJ e a ONU Mulheres para o desenvolvimento da equidade de gênero e a promoção de ações para redução de desigualdades. Ao assinar o acordo, o STJ aderiu ao Movimento ElesPorElas (HeForShe) e, como resultado da parceria, instituiu o programa Equilibra voltado para a implementação  de políticas destinadas à participação feminina na Casa.

 

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todas e todos

O uso consciente dos recursos naturais é promovido no STJ com a busca pela eficiência no uso da água. O consumo é monitorado no âmbito do Plano de Logística Sustentável do STJ (PLS-STJ).

Em breve serão divulgadas as outras iniciativas da Casa, dentro dos outros 11 objetivos.

 

 

 

 
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
Giro pela Gestão
STJ contra o coronavírus
Julgamentos em Destaque
STJ em Ação
Institucional
Retrospectiva
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).