Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

8 de janeiro de 2021 - ed. 1515

Tsundoku 4: Nossos amigos de quatro patas
 

Os bichos de estimação são apoio para muita gente. E os cães são sempre lembrados como os mais companheiros. Para conhecer um pouco mais nossos amigos caninos, vale a pena ler alguns clássicos sobre eles. Para conhecer outras dicas de leitura, clique aqui. Se você quiser ler alguns livros para rir, acesse por aqui.

1) O Chamado Selvagem & Caninos Brancos. Jack London. Primeiras publicações: 1903 e 1905. Dois livros sobre cães que são clássicos. No primeiro, o cão Buck é sequestrado e vendido para puxar trenós durante a Corrida do Outro no Alaska, no fim do século XIX. Por fim, ele se torna selvagem e passa a viver com lobos. Caninos Brancos é o espelho do primeiro: o híbrido de cão e lobo, Caninos Brancos é capturado por homens, e depois de muitas aventuras encontra um lar com seu novo mestre. Jack London participou da Corrida do Ouro e usou vários elementos autobiográficos em suas histórias.

2) Marley e Eu – Vida e amor com o pior cão do mundo. John Grogan. Primeira publicação: 2005. Quem já teve um sapato ou um boné triturado por seu cãozinho não pode deixar de simpatizar com o dono de Marley. O jornalista John Grogan conta a história de sua convivência e de sua esposa Jenny com o labrador Marley, um cão brincalhão e simpático, mas absolutamente destrutivo. Do dia em que adotou o cachorro até 13 anos depois (quando ele morreu), Grogan aprendeu muito sobre o amor, a amizade e sobre como pedir desculpas para vizinhos na Califórnia com jardins arruinados. O livro ganhou uma versão para o cinema em 2008, estrelada por Jennifer Aniston e Owen Wilson. A obra foi tão bem-sucedida que o labrador se tornou a raça preferida nos Estados Unidos.

3) O Cão dos Baskervilles. Arhur Conan Doyle. Primeira publicação: 1902. Quem não gosta de uma boa história de detetive? Nessa história clássica, Sherlock Holmes e o Doutor Watson investigam uma estranha maldição que envolve um cão fantasmagórico. Dessa vez, o cão trabalha com os vilões, mas não vamos estragar a surpresa do final. Sherlock é um dos personagens ficcionais com mais versões para o cinema e a TV; essa história tem várias versões, inclusive em animação.

4) O Encantador de Cães. César Millán. Primeira publicação: 2007. Um livro para quem quer compreender melhor seu pulguento e resolver problemas de relacionamento com ele. De ascendência mexicana, César Millán ficou conhecido mundialmente por sua habilidade em lidar com cães e seus donos na sua série de TV. Algumas pessoas e profissionais, não concordam com os métodos do “encantador”, mas a empatia dele conquistou muitos fãs. Mas, lembre-se: se você tiver algum problema com seu cachorro, consulte um veterinário de confiança.

5) Anjo de Quatro Patas. Walcyr Carrasco. Primeira publicação: 2013. Dramaturgo, escritor e roteirista, Carrasco é conhecido no Brasil por suas várias novelas e minisséries da TV. Nesse livro ele conta a amizade que criou com Uno, um cão husky de olhos azuis que ele “herdou” do irmão a contragosto. Misturando episódios reais e fictícios, o autor chega à conclusão de que somos nós que pertencemos aos cães.

6) Flush – Memórias de um Cão. Virgínia Woolf. Primeira publicação: 1933. Um ícone do feminismo e da literatura, a autora inglesa é conhecida por seus livros e artigos políticos e pela crítica à conservadora sociedade inglesa. Em Flush, Woolf usa o ponto de vista de uma cocker spaniel para discutir toda a hipocrisia da alta sociedade, que ela aponta como obcecada com a ancestralidade ilustre e com manuais como o ocultismo. Outro destaque é o mundo de odores que Flush consegue sentir e que os humanos nem imaginam.

Para terminar, uma citação do premiado escritor Milan Kundera: “Os cães são o nosso elo com o Paraíso. Não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento”.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).