O ministro Nefi Cordeiro recebeu, nesta segunda (30), o título de Cidadão Honorário de Brasília. A homenagem foi prestada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O ministro Nefi iniciou a carreira jurídica como promotor de Justiça e juiz de direito em âmbito estadual, no Paraná. Atualmente, preside a Terceira Seção e a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele também atua como professor em diversas universidades brasilienses.
A sessão foi presidida pelo deputado Reginaldo Sardinha (Avante). O parlamentar destacou a qualidade da convivência e do trabalho realizado pelo ministro. “Por essas contribuições à Justiça, à educação e à sociedade brasilienses, o ministro foi escolhido para ser homenageado”, esclareceu.
O magistrado agradeceu pela homenagem, e aos que a prestigiaram, recordando sua história com Brasília."Fui conquistado por essa cidade. A beleza da arquitetura de Brasília, a miscigenação de brasileiros de todos os cantos de nosso país, esse sol maravilhoso, essas pessoas receptivas e preocupadas com um Brasil melhor." Ao final, revelou que já se considerava um cidadão. "Hoje se formaliza uma condição que no coração já existia há muito. Sou cidadão de Brasília, sim. Sou candango, sim", ressaltou.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, afirmou que o tributo concedido a Nefi ultrapassa a sua atuação como magistrado. "Vossa Excelência recebe com muita honraria e com muito mérito o Título de Cidadão de Brasília pelos seus relevantes trabalhos no campo da magistratura, mas, sobretudo, no desempenho maior da defesa da cidadania brasileira", disse o corregedor.
O ministro Humberto Martins disse, ainda, que foi uma alegria participar, como corregedor nacional de Justiça, dessa homenagem prestada ao ministro Nefi Cordeiro. "Ele é reconhecidamente um grande jurista, autor de memoráveis votos no âmbito do STJ, além de ser uma pessoa reconhecidamente agregadora", completou.
A ministra Laurita Vaz ratificou o merecimento da homenagem e destacou, ainda, a maestria e tranquilidade com que o magistrado conduz os julgamentos da Corte. “É muito justa a homenagem que o ministro está recebendo. Receba aqui, também, a nossa homenagem. E que Deus continue iluminando a você e à sua família”, disse.
A solenidade contou, ainda, com a presença de integrantes do Poder Judiciário, de familiares e dos ministros do STJ Herman Benjamin, Sérgio Kukina, Reynaldo Soares da Fonseca e Antonio Saldanha Pinheiro, entre outros convidados.