Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de julho de 2019 - ed. 1147

Uso e descarte conscientes
 

A reciclagem não resolve? A questão não é tão simples. Apesar dos constantes esforços, a quantidade de copos reciclados ainda é pequena diante do consumo desse item. Além disso, o custo de produção de copos de plástico descartáveis é ínfimo, se comparado ao da reciclagem. Seu reaproveitamento também implica muitos custos agregados, como a higienização, se forem descartados sujos. Além disso, como um copo de 200ml pesa em torno de 2 gramas, são necessários 500 copos para que se atinja a quantidade mínima de 1kg, comprada pelos recicladores.

Com essa situação, diversas instituições públicas têm abolido o uso de copos plásticos descartáveis, destacando-se no Poder Judiciário os exemplos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O STF adotou xícaras de louça e copos de vidro, e o TJMA aderiu ao copo e à xícara de fibra de coco e resina para os servidores. Para visitantes, o TJMA adotou o copo de papel, tipo envelope.

Adotando medidas

No STJ, as iniciativas vêm sendo implementadas para conscientizar e adaptar a instituição quanto ao encerramento do uso de copos plásticos descartáveis, como a ampliação gradativa da utilização de xícaras e copos de vidro. O Tribunal reduziu em 30% o consumo de copos descartáveis para água entre 2017 e 2018. Entretanto, em 2018 não tivemos uma boa notícia, pois o consumo dos copos plásticos para café aumentou mais de 50%.

Apesar da redução no consumo dos copos para água, a utilização de copos de plásticos descartáveis para água e para café ainda é um desafio. Em 2018, o pedido de material do STJ totalizou 1.176.700 copos de plástico descartáveis para água e 869.700 copinhos plásticos para café, resultando em 2.046.400 unidades de copos plásticos descartados pelo Tribunal em 2018.

Grande parte desse material foi encaminhada para reciclagem, mas outra parte acabou indo para aterros sanitários, devido ao descarte incorreto feito pelos usuários nos coletores de resíduos não recicláveis.

Campanha de conscientização

Com o objetivo de alertar quanto aos graves problemas ambientais gerados pela utilização dos copos descartáveis plásticos e de outros itens plásticos, devemos refletir: não somos passageiros nessa Terra. Somos uma espécie que faz parte dela e devemos trabalhar em benefício do meio ambiente, para que os ecossistemas dos quais dependemos permaneçam em equilíbrio.

Tendo todas essas informações, você está disposto a ser um amigo do meio ambiente, a contribuir com a preservação e deixar de usar o copo descartável de plástico? Junte-se a nós nessa campanha: #copodescartavelplasticonao

 Mais informações com a AGS, pelo ramal 6754.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).