Na semana passada, a 18ª edição do Chá com Arte movimentou o Tribunal. A tradicional feira de artesanato, foi realizada da terça (25) até a sexta (28), na Praça do Servidor. Também Foram realizadas palestras sobre questões financeiras e também sobre paz interior. Pula Fogueira, quadrilha do Itapoã, esteve presente no STJ e prestigiou os servidores do Tribunal com a apresentação de dança.
Um dos destaques foram as palestras sobre a meditação e espiritualidade.
Origens e importância
Na quinta (27), aconteceram as palestras Saúde e Espiritualidade e Meditação, ministradas pela Dra. Luciana de Oliveira Borges, médica lotada na Seção de Assistência Médica (COAM/SASME), e pelo servidor Leonardo Rodrigues da Cunha, lotado na Seção de Apoio Administrativo (SEAPA/SIS).
Na palestra, Leonardo explicou sobre a origem, a definição e a importância da meditação, destacando pontos relevantes para os cuidados com a saúde, como controle emocional, superação de tristezas, aprimoramento do desempenho nos esportes e no trabalho, paz interior e autoconhecimento.
A Dra. Luciana de Oliveira abordou temas como espiritualidade, religiosidade e religião. A médica trouxe, a partir dos referidos temas e de suas definições, soluções de tratamento para doenças e melhora na saúde do corpo.
A servidora Luciana Veiga, lotada na Secretaria de Comunicação Social, participou do evento e afirmou que a ação agregou mais valor ao seu trabalho.
Ela aproveitou para destacar uma das técnicas abordadas durante a palestra de Leonardo e disse que vai usar em seu dia a dia: “Foi tratado sobre o Mindfulness, que é quando você se dedica unicamente ao que está sendo feito ou falado no momento, em vez de tentar resolver vários problemas ao mesmo tempo. Isso gera melhor qualidade do trabalho e menor ansiedade, por conseguir realmente concluir uma tarefa e poder passar para a seguinte”.
Mais saúde
Segundo Leonardo, a meditação proporciona vários benefícios, entre eles: a melhora das dores crônicas; a prevenção de doenças como o Alzheimer; o auxílio na memória, no raciocínio e nas funções do organismo; a melhora no sistema imunológico, e a ajuda na redução dos níveis de açúcar do sangue.
A servidora Luciana apontou ainda que um dos temas abordados que despertaram sua curiosidade foi o fato de que a ciência tem buscado maior interação com a fé e a meditação na vida das pessoas, dedicando-se a compreender um pouco mais as consequências que a alma pode trazer à saúde física do corpo.
A médica mostrou que sentimentos como gratidão, compaixão e perdão podem influenciar na saúde. Até mesmo em pontos como depressão e ansiedade. Ela citou a frase de Rafael Schmerling fazendo uma ligação entre a ciência e a espiritualidade. “A fé não substitui a medicina, bem como a medicina não substitui a fé. Ambas podem caminhar juntas, em harmonia”, afirma.
Praticando
No Tribunal, há um grupo de meditação que se reúne para praticar a atividade. As aulas guiadas acontecem de segunda a quinta-feira, das 17h às 18h, e às sextas, das 11h às 12h. Para se inscrever, basta entrar em contato com a SIS, no ramal 9445.
Mais informações com a SEAPA, no ramal 9885.