Na sexta passada (28), o Programa Sociedade para Todas as Idades trouxe mais um grupo de idosos para o Tribunal. Dessa vez, 73 idosos do grupo Os Mais Vividos, do SESC da Asa Sul, tiveram a oportunidade de celebrar momentos inesquecíveis. Jamille Suaiden e Daniel Mendes Pereira, servidores da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED), recepcionaram os idosos. Aproveitando o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a equipe explicou o funcionamento da Corte e falou da importância deles para a sociedade, ressaltando seus direitos como cidadãos.
A professora Kênia Cristina, instrutora do grupo do SESC da 504 Sul há 2 anos, explicou que o grupo se reúne semanalmente e participa de oficinas de inglês, artesanato e expressão corporal. Alguns dos integrantes visitaram a Casa pela segunda vez.
“A visita é importante, porque eles têm a oportunidade de conhecer um órgão público, que é do povo e deles também. Sem contar que eles se sentem pertencentes e valorizados aqui, principalmente com a palestra”, completou a professora.
Celebrando a vida com saúde
Seguindo com a programação, os idosos assistiram à palestra Cuidados com a Pele Madura, ministrada pela servidora e enfermeira Marcia Valêsca, da Seção de Enfermagem (SENFE). A palestrante ressaltou que a saúde e a aparência da pele estão diretamente relacionadas com hábitos saudáveis. A exposição solar seria responsável por 85% do envelhecimento da pele; por isso, o uso do protetor é indispensável.
Em seguida, o grupo assistiu à apresentação de cordel feita pela visitante Maria das Graças, sobre Gratidão. O evento também contou com a participação da 1ª Miss da Terceira Idade do Distrito Federal, Maria José, que visitou novamente o tribunal, após 5 anos. Ela fez uma apresentação de dança para os outros idosos, e foi um momento de muita descontração.
Retornando com mais sabedoria
Os convidados ainda puderam se emocionar com o momento de poesias do servidor Washington Dourado, lotado na Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED); contribuindo com a ocasião, o coordenador da Seção, Jaime Cipriani, trouxe algumas palavras de cidadania.
Após lancharem e ganharem um Kit Cidadania, os idosos visitaram a exposição Bonecas, da artista Marilda Morais, e retornaram para suas casas com mais conhecimentos adquiridos.
Para mais informações, entre em contato com a CULT, nos ramais 8162, 9460 ou 8326.