Nesta quarta (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu mais uma festa para a saúde. Desta vez, a Casa realizou atividades relacionadas à Campanha Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, um dos tipos de maior incidência nos homens.
Como a prevenção é tudo, a Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS) organizou uma tarde muito especial para os servidores, colaboradores e terceirizados do Tribunal, com o intuito de conscientizar o público.
Para isso, o evento ofereceu gratuitamente uma série de exames, como a aferição de pressão e glicemia e a realização de tonometria e bioimpedância. Além disso, os participantes puderam colocar seus nomes em uma urna para concorrer ao sorteio de dez consultas urológicas. Para relaxar, ainda teve sessão de massagem na hora.
Mês de conscientização
O coordenador da CSOP, Daily Margoto Filho, esteve presente acompanhando as atividades que formaram até fila de interessados.
“O evento é para marcar a importância no mês de novembro sobre a conscientização do homem, para que aprenda a cuidar da sua saúde e faça os exames preventivos de acordo com sua faixa etária”, destacou.
Para se prevenir contra o câncer de próstata, a recomendação dos médicos é a realização de exames periódicos a partir dos 50 anos, ou dos 45 para pacientes com histórico do câncer na família. Mas no país, ainda há uma espécie de tabu em torno dessa prevenção.
“Buscamos também, de certa forma, quebrar o preconceito que nós homens temos em fazer os exames preventivos para as doenças da próstata”, explicou o Daily.
“Estamos em pleno século 21 e nós homens ainda temos dificuldade de aceitar que precisamos nos cuidar e fazer nossos exames”, advertiu o coordenador.
Em busca de mais saúde
O terceirizado Kardec Nunes aproveitou bem essa oportunidade. Aferiu a pressão e fez o exame de glicemia. “É uma boa iniciativa porque ficamos aqui a maior parte do dia e não temos tempo para procurar um médico”, compartilhou. Sobre o exame de prevenção contra o câncer, contou: “Eu fiz com 50 anos a minha prevenção, mas já estou precisando fazer novamente”.
O servidor da Seção de Limpeza e Conservação (SELIC/SAD) Johann de Felippes também participou do evento. Na fila para realizar os exames, ele deu sua opinião: “Acho essencial essa prevenção, o homem não tem esse costume, mas acho que é preciso incentivar”.