A cultura de representar o que não é, a obsessão pela tecnologia e a pressa para tudo são desafios da vida moderna que nos isolam dos outros. Esses foram alguns dos pontos de reflexão levantados pela jornalista e escritora Leila Ferreira na palestra A Arte de Ser Leve, que iniciou a Semana do Servidor de 2018.
Em nome do presidente, ministro João Otávio de Noronha, o evento foi aberto pelo ministro Sebastião Reis Júnior. Ele ressaltou a importância dos servidores para o STJ e para todo o país. “Eu venho de uma família de servidores públicos e tenho o maior respeito por esses profissionais”, destacou o magistrado.
Vencer obstáculos
Leila Ferreira ressaltou que baseou a palestra em seu livro com o mesmo título. “Meu objetivo era descobrir
como as pessoas, psicólogos e gente comum descobriram meios de como lidar com suas vidas e viver melhor”, explicou. Uma das coisas que ela descobriu foi a necessidade de não se deixar levar pela rotina diária, conflitos e outras preocupações que sobrecarregam emocionalmente as pessoas.
Segundo a palestrante, é preciso vencer esses obstáculos. “Temos que ser menos displicentes com nossos se
melhantes e respeitar mais o próximo. E para isso temos que lembrar que há sofrimento que muitas vezes não vemos. Um bom começo é olharmos para nosso interior e descobrirmos como podemos ser melhores. Para nós e para os outros”, afirmou.
Nem tão complicado
Tudo na vida é passageiro, tanto para o mal quanto para o bem. “Devemos ser leves e aceitar que essas coisas são cíclicas. Além disso, alguns males vêm para o bem”, observou. Para a palestrante, viver de forma mais leve é perceber que nem tudo é tão complicado como parece.
Algo importante para Leila Ferreira é evitar a cultura de representação. “Consumimos para impressionar os outros e esquecemos de ser nós mesmos. Nos esforçamos em dietas, cirurgias plásticas, roupas e toda uma parafernália para parecermos melhores, ao invés de sermos melhores”, esclareceu.
Tempo e ética
Outro ponto que está se tornando complicado na vida moderna é a obsessão com o tempo. “Quem não tem tempo a perder, não pode dar um pouco de si para o outro”, disse. Essa obsessão explica a “relação de amor” existente com os celulares, redes sociais e outros. “Eles comem o tempo e promovem nosso isolamento até de nossas famílias. Temos que repensar o papel da tecnologia em nossa vida”, alertou.
Ela lembrou que viajou para Londres e teve uma chance de trabalhar lá. Mas as relações de família falaram mais alto. “Minha mãe estava doente e decidi que era mais importante ficar perto dela. Ela pintou a fachada da casa de branco, para eu ter uma imagem luminosa na minha chegada”, relembrou.
Para Leila Ferreira, é essencial viver com ética. “Ética não é um exercício distante de nós, reservado para os governantes. Todos nós devemos buscar um meio ético de viver”, afirmou. A palestrante deu uma dica: seja a pessoa que seu cachorro acha que você é. “Seu cão vê em você um amigo, um protetor, um provedor. Para ele, você é incrível. Por que não ser essa pessoa incrível?”, concluiu.
Ainda dá tempo
A maioria das atividades da Semana do Servidor já está com as vagas esgotadas. Mas ainda é possível se inscrever nas palestras Felicidade nas Organizações, Life Coaching e Inclusão Social. Além disso, a Feira de Artesanato estará disponível até sexta (26). Veja abaixo a programação completa:
Na terça (23), das 9h às 12h, na Praça do Servidor, os servidores poderão se beneficiar de uma sessão de Acupuntura Auricular com o acupunturista Rafael Peixoto. No mesmo dia e local, das 10h às 15h, ocorrerá, também, a Oficina de maquiagem: Tirando Olheiras e Melasma, procedimentos oferecidos pela loja Dermage. E para fechar, das 14h às 15h, na Sala Anexa ao Salão Nobre, o especialista em felicidade, Benedito Nunes Rosa, falará sobre o tema Felicidade nas Organizações.
Na quarta (24), das 14h às 15h, na Sala Anexa ao Salão Nobre, será a vez da palestra Coaching PNL, com o professor da Escola de Coaching de Brasília, Alex Fabiano Costa. E para os amantes de uma boa comida de boteco, o colega Vinícios Couto conduzirá a oficina de culinária, em dois horários: às 10h e às 15h, na copa do mezanino.
Na quinta (25), das 14h às 17h, ocorrerão mais sessões de Acupuntura Auricular, na Praça do Servidor, com o especialista Rafael Peixoto. Na mesma data, quinta (25), das 14h às 15h, a atração será o Live Coaching com Mara Roberta Neves, na sala do Espaço Cultural.
Na sexta (26), das 14h às 15h, Cecília Muraro falará sobre Inclusão Social, na Sala anexa ao Salão Nobre. E encerrando a semana, às 16h, o servidor Antônio Matoso conduzirá a Oficina de Degustação de Cerveja, na copa do mezanino.
Venham participar!
Outras informações podem ser obtidas com a COEV pelos ramais 6212, 9947 e 6805.