A geração de energia envolve diversos danos ambientais e os hábitos impactam diretamente o consumo elétrico. Atitudes como desligar os monitores quando não for utilizá-los e acender luzes, somente quando necessário, têm resultados positivos.
No Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Plano de Logística Sustentável (PLS) é o instrumento de gestão que objetiva a eficiência do gasto e o aperfeiçoamento de processos de trabalho em diversos temas, entre eles a energia elétrica. O monitoramento do plano apontou a redução de consumo de eletricidade de 10% e economia de aproximadamente R$ 421 mil entre 2016 e 2017.
Faça a sua parte
Você pode reduzir o gasto com energia elétrica em casa também. Utilizar escadas em lugar do elevador e banhos mais curtos são ações que podem ajudar muito a poupar energia. Confira outras dicas:
-
Abra a geladeira só para retirar o que for consumir e verifique periodicamente a borracha de vedação da porta;
- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED;
- Desconecte carregadores e eletrodomésticos da tomada que não estejam em uso;
-
Acumule roupas para passá-las de uma só vez e não demore no banho. O ferro de passar e o chuveiro elétrico são os campeões de consumo elétrico residencial;
-
Só adquira eletrodomésticos e equipamentos elétricos com Selo Procel A, que apresenta consumo energético menor;
-
Prefira usar ventilador a ar-condicionado;
-
Acenda lâmpadas somente quando a iluminação natural não for suficiente;
-
Mantenha janelas fechadas caso o ar-condicionado esteja ligado;
-
Avalie a possibilidade de instalação de aquecimento solar de água e produção de energia elétrica fotovoltaica (solar) em sua residência.
Economize e diminua o impacto ao meio ambiente!
Outras informações com a Assessoria de Gestão Socioambiental pelo ramal 6754.