Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

17 de outubro de 2018 - ed. 970

Parceiros do conhecimento
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) assinaram novo acordo de cooperação técnica para o uso do repositório digital do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal no Consórcio BDJur – Rede de Bibliotecas Digitais Jurídicas.

O acordo, com vigência de 60 meses, foi assinado pelo presidente, ministro João Otávio de Noronha, e pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo Filho, que também é diretor do Centro de Estudos.

 Um acervo crescente

O Consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais jurídicas, integrada por órgãos do Poder Judiciário, nas esferas federal e estadual, e outras instituições públicas provedoras de conteúdo jurídico. Hoje, o consórcio conta com o material de nove bibliotecas.

O chefe da Seção de Biblioteca Digital (SEBID), José Ronaldo Vieira, explica que por meio desse portal podem ser pesquisados conteúdos de doutrina e que, em breve, também estarão disponíveis os atos normativos das instituições consorciadas.

“Esse acordo de cooperação faz parte de uma nova proposta que pretende ser estendida para parcerias com outras instituições do Judiciário. É uma possibilidade de crescimento do acervo com o intuito de consolidar o Consórcio BDJur como uma fonte de pesquisa jurídica conhecida nacionalmente”, frisa José Ronaldo.

Mais acesso à informação

O acordo promove a integração e facilita a pesquisa e o acesso aos acervos das instituições integrantes. “O usuário não precisa ir ao portal de cada instituição porque ele pode, por meio de um único portal, fazer uma busca unificada”, esclarece. O consórcio tem 22 convênios com órgãos do Judiciário e, de acordo com o chefe da SEBID, o plano é ampliar essa rede.

Além disso, a iniciativa apresenta vantagens na difusão do conteúdo. “Também existe a questão da divulgação dos documentos, produzidos por essas instituições”, destaca José Ronaldo.

Juntos pelo avanço

Segundo o chefe da SEBID, a nova parceria abre portas para novos passos no sentido de  aprimorar essa rede de conhecimento. “Este é um acordo que irá atender à realidade atual e facilitar o desenvolvimento e cooperação entre as instituições. Agora, podemos trabalhar em conjunto e desenvolver iniciativas para crescimento do consórcio”, avalia.

No ano passado, uma versão atualizada do portal foi implementada com um novo software e layout mais moderno e intuitivo. Com mais agilidade, funcionalidade e conteúdo de qualidade, o consórcio busca, continuamente, contribuir para a difusão do saber jurídico.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).