Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

1 de dezembro de 2017 - ed. 762

Proteja-se na rede
 

As inscrições para a ação de educação corporativa Segurança da Informação – Turma A encerram-se nesta sexta (1º). O curso é promovido pela Seção de Aprimoramento Estratégico e Técnico-Administrativo (SAEST) e os interessados podem se inscrever por meio do Portal do Servidor > Eventos Internos.

A capacitação visa conscientizar e educar os usuários finais do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto aos aspectos de segurança da informação, tanto no dia a dia do trabalho, quanto no uso para fins pessoais.

O instrutor responsável pelo curso será o servidor da Seção de Segurança de Rede (SESRE/STI) Marco Venício Alves de Oliveira, bacharel em Direito e em Processamento de Dados.

Oportunidade inédita

Esta é a primeira edição do curso, mas, segundo o instrutor a ideia é perpetuá-lo para que todos possam participar.  De acordo com Venício, servidor da área de segurança de informática há 10 anos, a ideia do curso surgiu a partir da  forma como o público utiliza a internet.

“Nós identificamos que o usuário é a parte mais fraca quando falamos de segurança por causa da falta de informação. Constatamos que falta mais conhecimento a respeito de uso seguro das tecnologias”, explica o instrutor.

Navegue seguramente

A metodologia do curso deve abordar, com forma e linguagem simples, a segurança no ambiente virtual. O instrutor mostrará formas de se proteger de golpes no ambiente de trabalho, mas também na sua própria casa. Fraudes bancárias, sequestro de contas de redes sociais, invasão de privacidade e muito mais será abordado.

“Os golpes evoluem e queremos ensinar o usuário a se proteger no uso das tecnologias atuais como celular, internet, etc. Quem fizer o curso vai sair com uma noção boa para evitar cair em golpes”, esclarece Venício.

Proteção cooperativa

O instrutor ainda destaca a importância de manter a segurança no Tribunal, tendo em vista que é um órgão público que protege uma grande variedade de informações sigilosas e importantes para a sociedade.

“Se tivermos, por exemplo, uma invasão por ameaça desconhecida colocamos em risco os dados do Tribunal. Não adianta só proteger um lado, se o lado do usuário fica vulnerável.  Buscamos dar conhecimento para que as pessoas possam ajudar também na proteção”, concluiu.

A ação será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, de 14h as 17h no Centro de Treinamento (subsolo do Edifício dos Plenários).

Outras informações com a SAEST, pelo ramal 9223.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).