Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

6 de novembro de 2015 - ed. 275

Radar da Estratégia vai aumentar número de unidades avaliadas
 

O Radar da Estratégia é uma ferramenta gerencial que aufere o alinhamento das unidades do Tribunal com as estratégias do Plano STJ 2020. O ciclo anterior, encerrado em setembro, resultou numa adesão às metas em 91,51%.

“Houve uma queda em relação a avaliação anterior, encerrada em junho, que ficou em 94,9%. Acreditamos que esse resultado se deve ao ajuste dos percentuais que medem a situação de atingimento das metas e do radar da estratégia, além da redefinição de indicadores. Medidas corretivas já estão em andamento”, destaca Ana Cláudia de Almeida Abreu Faria, servidora da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG). Nesse ciclo, três unidades participaram do processo de avaliação, a Secretaria Judiciária (SJD), a de Jurisprudência (SJR) e a própria AMG.

Para o próximo ciclo, iniciado em outubro, a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) passarão a integrar o Radar. Entre os indicadores que serão acompanhados nos setores estão o percentual de compras efetuadas, o prazo das licitações e o orçamento de capacitação executado e a análise de concessão de direitos e vantagens aos servidores. “Para definir os indicadores setoriais, a AMG realiza reuniões com as unidades e consolida os dados no Painel de Contribuição. Este é o principal instrumento do alinhamento estratégico e o seu monitoramento resulta na atualização trimestral do Radar da Estratégia.”, observa Ana Cláudia Faria.

A servidora informa que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) também está em fase de definição de seus indicadores de desempenho. Segundo Ana Cláudia, o setor tem um grande impacto no desempenho das atividades do Tribunal, tanto que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orienta que os órgãos do Poder Judiciário adotem um Plano Estratégico de TI (PETI). Ela acrescenta que em 2016, todas as unidades do STJ já deverão estar participando do radar e trabalhando para o alinhamento à estratégia institucional. “Esse monitoramento é essencial para nortear os planos de ação de cada setor e melhorar o desempenho do tribunal”, completou.

Para o Tribunal alcançar a sua visão de futuro até 2020, qual seja, tornar-se referência na uniformização da jurisprudência, contribuindo para a segurança jurídica da sociedade brasileira, é fundamental o compromisso de todos com o alinhamento estratégico setorial.

Conheça mais sobre o radar da estratégia acessando a intranet ou contatando a AMG, ramais 8063 ou 8859.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).