O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove nos dias 18 a 20 de novembro o Encontro Brasil-Reino Unido. Entre os assuntos que serão tratados estão lavagem de dinheiro, combate à corrupção, administração de cortes e processos de trabalho e relacionamento com a imprensa.
A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, e do embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.
A primeira palestra será proferida pelo juiz britânico Michael Hopmeier e abordará A importância da luta contra a corrupção e os seus desafios. Na ocasião também está prevista a palestra A implementação da Lei Anticorrupção no Brasil, a ser proferida pelo ministro do STJ Gurgel de Faria.
Em seguida, estão previstas as palestras As ferramentas da luta contra a corrupção, lavagem de dinheiro e a recuperação de ativos, também do juiz britânico Michael Hopmeier, e Regulação do Sistema da Lavagem de Dinheiro, do procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney. Por último, haverá um debate sobre os passos futuros na luta contra a corrupção.
Processo de trabalho
No segundo dia, estão previstas as palestras Administração de cortes, Administração de cortes e processo de trabalho em sessões de julgamento e Licitações.
No último dia do encontro, o jornalista britânico Mike Wicksteed e o jornalista do Portal UOL Fernando Rodrigues falarão sobre o Relacionamento entre mídia e o Judiciário. Em seguida, haverá uma mesa de debates sobre o mesmo tema.
Em seguida, Peter Copplestone falará sobre Como os esquemas de fraude em licitações ocorrem e seus sinais vermelhos e Como detectar métodos de fraude e corrupção em cada estágio do processo licitatório.
O evento acontece das 9h às 17h30. Os interessados podem se inscrever aqui.
Com informações do site do STJ.