Todos os anos, alguns meses antes do ciclo de diagnóstico de competências, as unidades são convidadas a atualizarem seus mapeamentos de competências (conheça mais clicando aqui). No mapeamento de perfil profissional - MAP, são estruturadas planilhas com as atribuições das unidades, ou seja, aquilo que é executado na unidade) e com as atribuições de gestão da unidade. Nesse registro, também são levantadas as competências técnicas (conhecimentos e habilidades) exigidas para executar as atividades no posto de trabalho. As informações dos MAPs compõem os formulários avaliativos do diagnóstico de competências: - Responsabilidades - formulário que avalia as atribuições da unidade;
- Competências comportamentais - são competências fixas, e aplicadas a todos os servidores do STJ e gestores. As dos servidores são: aprendizagem contínua, comprometimento, relacionamento interpessoal, organização e planejamento. As dos gestores são: liderança, visão sistêmica, negociação e orientação para resultados.
Mas, e as competências técnicas? Elas são avaliadas indiretamente por meio das responsabilidades, porque no registro de cada atribuição no mapeamento, é preciso registrar pelo menos uma competências técnica necessária para que a atividade seja executada. Assim, a nota recebida nessa atribuição, conta também para a competência técnica associada. E o que se faz com os resultados dos diagnóstico de competências? Eles são usados para alimentar as ações de capacitação do Tribunal (clique na imagem abaixo). O Ciclo é composto por dois formulários com indicadores de: - Competências comportamentais de servidores e de gestores;
- Responsabilidades, que descreve as atividades desenvolvidas na unidade.
Cada servidor e gestor deve preencher os seguintes tipos de avaliações: Servidor | Gestor | Auto avaliação comportamental | Auto avaliação comportamental | Auto avaliação responsabilidades | Auto avaliação responsabilidades | Avaliar gestor no aspecto comportamental | Avaliar gestor no aspecto comportamental | Avaliar gestor no aspecto responsabilidades | Avaliar gestor no aspecto responsabilidades | | Avaliar equipe no aspecto comportamental | | Avaliar equipe no aspecto responsabilidades | Além disso, a cada dois anos, é aplicado o plano de desenvolvimento individual (PDI) no ciclo de diagnóstico. O objetivo é que servidor e gestor definam quais competências precisam ser desenvolvidas, por meio de ações de capacitação. Nos anos pares, o processo avaliativo de competências segue o seguinte fluxo (clique na imagem abaixo): E, nos anos ímpares, o PDI (plano de desenvolvimento individual) é aplicado, o que faz o ciclo ter o seguinte fluxo (clique na imagem abaixo): Tutoriais de preenchimento da avaliação anual de competências e extração dos resultados: Apenas nos anos ímpares ocorre a aplicação do PDI: O feedback é uma estratégia para o desenvolvimento das pessoas, pois estimula, motiva, é uma alternativa para a mudança, e contribui no processo de aprendizagem; tudo isso é importante para as organizações modernas. [1] Entretanto, o foco não deve ser apenas na avaliação, mas sim na gestão, é preciso: “identificar as causas existentes entre as expectativas dos resultados a serem alcançados e o que efetivamente está sendo realizado, agindo proativamente nos fatores que são a causa do desempenho não adequado transformando os problemas em oportunidades de melhoria” (p. 25). [2] Leia mais algumas dicas aqui: Orientações sobre Feedback. [1] ULLMANN, J. I.; FUMAGALLI, L. A. W. O feedback como processo de aprendizagem Organizacional. Revista FAE, v. 21, n. 1, p. 137 - 155, jan-jun. 2018. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/308 . Acesso em: 6 de dezembro de 2020. [2] LEME, R; SINACHI, R. O que você realmente precisa saber sobre o futuro da avaliação de desempenho. 1ª ed. Rio de Janeiro: QUalitymark Editora, 2017. 168 p.
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