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STJ - Intranet/STJ - Avaliação de competências - Ciclo de diagnóstico

Todos os anos, alguns meses antes do ciclo de diagnóstico de competências, as unidades são convidadas a atualizarem seus mapeamentos de competências (conheça mais clicando aqui).

No mapeamento de perfil profissional - MAP, são estruturadas planilhas com as atribuições das unidades, ou seja, aquilo que é executado na unidade) e com as atribuições de gestão da unidade. Nesse registro, também são levantadas as competências técnicas (conhecimentos e habilidades) exigidas para executar as atividades no posto de trabalho.

As informações dos MAPs compõem os formulários avaliativos do diagnóstico de competências:

  • Responsabilidades - formulário que avalia as atribuições da unidade;
  • Competências comportamentais - são competências fixas, e aplicadas a todos os servidores do STJ e gestores. As dos servidores são: aprendizagem contínua, comprometimento, relacionamento interpessoal, organização e planejamento. As dos gestores são: liderança, visão sistêmica, negociação e orientação para resultados.

Mas, e as competências técnicas?

Elas são avaliadas indiretamente por meio das responsabilidades, porque no registro de cada atribuição no mapeamento, é preciso registrar pelo menos uma competências técnica necessária para que a atividade seja executada. Assim, a nota recebida nessa atribuição, conta também para a competência técnica associada.

E o que se faz com os resultados dos diagnóstico de competências?

Eles são usados para alimentar as ações de capacitação do Tribunal (clique na imagem abaixo).

O Ciclo é composto por dois formulários com indicadores de:

  • Competências comportamentais de servidores e de gestores;
  • Responsabilidades, que descreve as atividades desenvolvidas na unidade.

Cada servidor e gestor deve preencher os seguintes tipos de avaliações:

Servidor Gestor
Auto avaliação comportamental Auto avaliação comportamental
Auto avaliação responsabilidades Auto avaliação responsabilidades
Avaliar gestor no aspecto comportamental Avaliar gestor no aspecto comportamental
Avaliar gestor no aspecto responsabilidades Avaliar gestor no aspecto responsabilidades
Avaliar equipe no aspecto comportamental
Avaliar equipe no aspecto responsabilidades

Além disso, a cada dois anos, é aplicado o plano de desenvolvimento individual (PDI) no ciclo de diagnóstico. O objetivo é que servidor e gestor definam quais competências precisam ser desenvolvidas, por meio de ações de capacitação.

Nos anos pares, o processo avaliativo de competências segue o seguinte fluxo (clique na imagem abaixo):

E, nos anos ímpares, o PDI (plano de desenvolvimento individual) é aplicado, o que faz o ciclo ter o seguinte fluxo (clique na imagem abaixo):

Tutoriais de preenchimento da avaliação anual de competências e extração dos resultados:

Apenas nos anos ímpares ocorre a aplicação do PDI:

O feedback é uma estratégia para o desenvolvimento das pessoas, pois estimula, motiva, é uma alternativa para a mudança, e contribui no processo de aprendizagem; tudo isso é importante para as organizações modernas. [1]

Entretanto, o foco não deve ser apenas na avaliação, mas sim na gestão, é preciso:

“identificar as causas existentes entre as expectativas dos resultados a serem alcançados e o que efetivamente está sendo realizado, agindo proativamente nos fatores que são a causa do desempenho não adequado transformando os problemas em oportunidades de melhoria” (p. 25). [2]

Leia mais algumas dicas aqui: Orientações sobre Feedback.

[1] ULLMANN, J. I.; FUMAGALLI, L. A. W. O feedback como processo de aprendizagem Organizacional. Revista FAE, v. 21, n. 1, p. 137 - 155, jan-jun. 2018. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/308 . Acesso em: 6 de dezembro de 2020. [2] LEME, R; SINACHI, R. O que você realmente precisa saber sobre o futuro da avaliação de desempenho. 1ª ed. Rio de Janeiro: QUalitymark Editora, 2017. 168 p.



 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).