Nesta segunda (6), às 10h, a Rede Equidade promove o evento Sopa de Letrinhas – Promoção da Equidade, Diversidade e Inclusão Social. O encontro marca o Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho, e visa conscientizar e sensibilizar servidores e a sociedade no geral para as questões desta comunidade. Serão apresentados dados sobre a realidade dos LGBTQIA+, um resumo do histórico do movimento e como construir equipes diversas. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. A Sopa de Letrinhas será transmitida pelo YouTube.
A servidora da Assessoria de Gestão Sustentável (AGS) do STJ, Victoria Moreno da Silva, será uma das palestrantes. Ela lembra que o Brasil é um dos países que mais mata LGBTQIA+, sendo que pessoas trans têm uma expectativa de vida de cerca de 35 anos, enquanto na população geral do Brasil é de 78,8. Ela destaca também que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ n. 400/2020, atribuiu à AGS a “promoção da equidade e da diversidade”.
A Rede Equidade é um programa de cooperação técnica para implementação de ações conjuntas de inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça. O objetivo é contribuir para o alcance da igualdade social no País. A iniciativa busca, inicialmente, unir órgãos e pessoas que compartilham esses ideais comuns. Entre outras instituições, já integram a rede o Senado, a Câmara dos Deputados, o STJ, o CNJ e o Tribunal de Contas da União (TCU).