Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

3 de junho de 2022 - ed. 1860

Expressões da arte
 

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Prédio dos Plenários, sediou, nessa quinta (2), a abertura da exposição Expressão, do artista plástico Pedro Garcia. São 37 obras, aquarelas e telas a óleo, com rostos e corpos, como tema principal. Elas expressam os sentimentos, a identidade e a verdade dos modelos.

O artista

Pedro Garcia é publicitário, ilustrador e designer gráfico e conta que sempre teve contato com a arte e desenho. Segundo ele, a carreira na publicidade ajudou a desenvolver sua técnica. “Chegou a hora em que parei de fazer o trabalho de publicidade para os outros e comecei uma produção autoral. Há 10 anos tenho me dedicado à arte e percebi o quanto é difícil se manter exclusivamente dela. Em Brasília, existem poucos espaços para exposição que sejam qualificados”, disse.

Para o pintor, essa é uma das principais vantagens deste espaço no STJ. “É uma iniciativa fantástica, que eleva a própria instituição”. Ele também elogiou a arquitetura e o paisagismo da Corte. “Impressionantes”, classificou.

Entre suas influências, ele cita o holandês Van Gogh e os brasileiros Marcos Beccari e Eudes Correia. “Um dos meus estilos preferidos é o impressionismo, mas também gosto de arte urbana, que se reflete nos skates pintados com faces”, descreveu. Ele recordou que o primeiro retrato a tinta óleo, feito numa tábua (shape) de skate, foi o rosto de seu filho, em 2018. “Eu faço um tratamento com verniz e depois pinto, especialmente a face de skatistas de Brasília”, explicou. Ele destacou que costuma andar de skate e essa seria uma maneira de unir as duas coisas que ama.

A modelo

Uma das visitantes foi Priscila Barros, modelo de dois quadros expostos. “Não sou modelo profissional, mas o Pedro sempre disse que eu ficaria interessante numa pintura”, relatou. Priscila lembrou que conheceu o artista quando fizeram um trabalho de publicidade. “Gostei do resultado, da maneira que ele retratou minhas tatuagens e minha emoção. Gosto da forma que ele combina vários estilos”, elogiou.

A estudante

A estudante de Direito Renata Leborguin, também, prestigiou o evento. “É a primeira vez que visito o espaço e gostei muito da exposição. As obras refletem a personalidade dos retratados”, avaliou.

Visitação 

As visitas estarão disponíveis até 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

O Espaço Cultural STJ fica no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do Superior Tribunal de Justiça. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou nos telefones (61) 3319-8521, 3319-8373 e 3319-8460.

O acesso e a permanência nas dependências do Tribunal estão condicionados à utilização de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca e à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital (ConecteSUS), conforme disposto na Resolução STJ/GP 9, de 25 de março de 2022.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).